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Estudantes Seduc do Sul do Piauí desenvolvem projeto para fortalecer apicultura e reflorestamento

  • Pablo Cavalcante
  • 12/02/2025

Estudantes do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Álvaro Rodrigues, em Itainópolis, no semiárido piauiense, criaram um projeto voltado à bioeconomia e ao fortalecimento da apicultura local.


Criado em 2024, o BeeCarbon nasceu no laboratório de informática, onde os alunos realizaram pesquisas e traçaram estratégias de ação para recuperar áreas degradadas por meio do reflorestamento da mata nativa e da criação de reservas ambientais inteligentes. A proposta alia sustentabilidade e tecnologia para capturar carbono e impulsionar a produção de mel na região.

"Itainópolis tem na apicultura uma atividade essencial, que garante a subsistência de muitas famílias. O projeto permite que os estudantes atuem diretamente na comunidade, promovendo impactos reais", explica a Professora e orientadora do projeto, Mariana Campos.


Samuel Gomes, um dos estudantes que ajudou a desenvolver o BeeCarbon, destaca a importância da iniciativa. "Nosso objetivo é garantir que mais apicultores permaneçam na profissão. Queremos expandir o BeeCarbon e contribuir para o desenvolvimento da região", afirma o Estudante.

O projeto ganhou destaque ao ser selecionado entre os finalistas do programa Inova Cerrado 2024, promovido pelo Sebrae. Durante três meses, os alunos receberam mentorias especializadas para aprimorar suas ideias. "Acredito que a educação pode impulsionar o protagonismo juvenil. Com o engajamento dos estudantes conseguimos criar oportunidades unindo saber ancestral, inovação e tecnologia", ressalta a Professora Mariana.


O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a relevância do projeto para a economia de Itainópolis. Ele lembrou que o Nordeste lidera a produção de mel no Brasil e que o Piauí avançou da sexta para a segunda posição no ranking nacional. “A gestão do Governador Rafael Fonteles aposta na Educação como motor do desenvolvimento. A expansão do ensino técnico, integrada ao tempo integral, respeita as particularidades regionais e fortalece a economia local. Por isso, estamos universalizando esse modelo, garantindo que mais jovens tenham acesso a uma formação alinhada às potencialidades do estado”, ressaltou.

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