Secretário de Educação
Foi Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região – Piauí; Coordenador Pedagógico da Escola Judicial do TRT 22 – EJUD 22; Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 22ª Região – AMATRA XXII; Juiz Auxiliar da Presidência e Gestor de Metas Nacionais do CNJ no TRT 22 (Biênio 2019-2020); e Juiz Titular da Vara do Trabalho de Picos.
Graduado em Direito pela UnB; Pós-graduado em Direito pela PUC-SP; Mestre em Direito pelo IDP; e professor do Ensino Superior, Bandeira é, como ele mesmo se define, um produto da Educação e reconhece o valor e a importância que ela tem na vida das pessoas. O filho de uma professora da rede estadual agora chega à Secretaria de Estado da Educação, onde poderá servir ao povo com mais proximidade do que poderia fazê-lo na Justiça.
Washington Bandeira destaca três motivos que o levaram a tomar a decisão complexa de abandonar uma bem-sucedida carreira de magistrado para assumir a Secretaria da Educação. Em primeiro lugar, destaca a honra de receber a confiança do governador Rafael em tê-lo nomeado para essa missão, que entende estar pautada na sua capacidade técnica.
O segundo motivo é o projeto valoroso e grandioso do governador de aproveitar esse legado deixado pelos governos que o antecederam (com destaque a Wellington Dias) que focou na universalização e expansão da Educação para agora focar, ainda mais, na melhoria da qualidade dos serviços de educação com um pensamento de gestão e de vanguarda.
E por fim, a nobreza da educação. Bandeira considera este o ponto fulcral para a decisão, uma vez que se considera um produto da educação e considera que Rafael Fonteles comunga com ele o desejo de levar aos jovens do Piauí as mesmas oportunidades que alcançaram por meio do estudo.