Ícone buscar

Notícias

Escolas Seduc realizam "Dia D" de matrículas com busca ativa por novos alunos

  • 17/01/2025

Escolas e equipes das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizam, nesta sexta-feira (17), das 8h às 17h, o "Dia D" de matrículas das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino para o ano letivo de 2025.

A ação ocorre em 20 pontos estratégicos, distribuídos por 18 municípios em todas as regiões do estado. O objetivo é facilitar o processo de matrícula de novos estudantes nas Escolas Seduc, garantindo acesso à educação pública estadual.

O Secretário de Estado da  Educação, Washington Bandeira, destacou que as matrículas são realizadas de forma totalmente digital. “Esta é uma iniciativa que mobiliza todas as Gerências Regionais de Educação no Piauí. O processo é 100% online, feito pela plataforma Gov.Pi Cidadão (pidigital.pi.gov.br), disponível também como aplicativo para dispositivos iOS e Android”, explicou o gestor.


Entre os novos estudantes da Rede Estadual, está o jovem Osvaldo Alves, de 15 anos, que se matriculou no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Sigefredo Pacheco, no bairro Bela Vista, em Teresina. Acompanhado pela avó, Patrícia Morais, ele concluiu a inscrição para o Ensino Médio em Tempo Integral.

“Foi uma ajuda enorme. As pessoas que nos atenderam foram muito atenciosas, e o processo foi mais rápido do que eu imaginava”, relatou Osvaldo.


Patrícia também expressou sua satisfação: “Para mim, que sou avó, é um alívio e uma felicidade muito grande poder matricular o Osvaldo no Tempo Integral, algo que eu desejava há muito tempo.”


Pontos de atendimento em Teresina

Na capital, o "Dia D" conta com três pontos de atendimento:

Centro: Praça Rio Branco (4ª e 20ª GRE);

Zona Sudeste: Praça do 8° Distrito Policial, bairro Itararé (21ª GRE);

Zona Sul: CSU Parque Piauí, Avenida Marechal Rondon, 137, bairro Parque Piauí (19ª GRE).

Os pontos de atuação no interior podem ser conferidos no site da Seduc.

Para o ano letivo de 2025, a Seduc oferece 200 mil vagas nos Ensinos Fundamental e Médio, abrangendo modalidades como Regular, Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, do Campo, Escolar Indígena e Quilombola, em regime parcial ou integral.

Para a matrícula, os responsáveis devem informar os números dos documentos de identidade e CPF do aluno. Esses documentos deverão ser apresentados na escola no início do ano letivo para conferência.

Plantão de matrículas no final de semana

Como reforço, as escolas da Rede Estadual estarão abertas neste sábado (18) e domingo (19) para auxiliar responsáveis e estudantes na efetivação das matrículas.

O prazo de inscrições foi prorrogado até 19 de janeiro. Além da plataforma Gov.Pi Cidadão, as matrículas podem ser realizadas pelo site oficial da Seduc (seduc.pi.gov.br/matricula/).

Outras Notícias

Notícias
15/05/2026

“Música na Escola”, terceiro episódio do Cultura em Série é exibido para estudantes da rede estadual

Notícias
15/05/2026

Estudantes e professores da rede estadual podem se inscrever no 18º Concurso Jovens Escritores até o dia 3 de junho

Notícias
15/05/2026

Secretário Rodrigo Torres destaca avanços da alfabetização em seminário da UNCME

Notícias
14/05/2026

CETI Costa e Silva ganha estrutura “Padrão Ouro” para ensino de tempo integral em Passagem Franca

Notícias
13/05/2026

Piauí recebe Encontro Regional das Comissões Intergestores Bipartites da Educação promovido pelo MEC

Notícias
13/05/2026

Governo do Piauí entrega escola de Tempo Integral modernizada em Passagem Franca nesta quinta-feira (14)