Conheça as Modalidades de Ensino:

...
Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental compreende a fase do 1º ao 9º ano e atende crianças na faixa etária de 06 aos 14 anos de idade. Por ser o período mais longo da Educação Básica, é dividido em anos iniciais e finais.

  • Anos Iniciais: 1° ao 5° do Ensino Fundamental;
  • Anos Finais: 6° ao 9° do Ensino Fundamental.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) possui 218 escolas que ofertam essa etapa de ensino.

...
Ensino Médio

O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica, compreendendo a fase da 1ª, 2ª e 3ª série e atende jovens de 15 anos a 17 anos de idade. Os 224 municípios piauienses possuem escolas estaduais que ofertam essa etapa de ensino.

...
EJA

A Educação de Jovens e Adultos é destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional e na idade apropriada. Ela permite que o estudante retome os estudos e os conclua em menos tempo e, dessa forma, possibilita sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

A EJA resgata pessoas que pararam os estudos em qualquer etapa da Educação Básica. A modalidade é dividida em etapas, com abrangência do Ensino Fundamental ao Médio.

  • EJA (Ensino Fundamental): destinada a jovens a partir de 15 anos que não completaram a etapa entre o 1º e o 9° ano.
  • EJA (Ensino Médio): destinada a alunos maiores de 18 anos que não completaram o Ensino Médio. Ao concluir essa etapa, o aluno está preparado para realizar provas de vestibular e Enem, para ingressar em universidades.

...
Tempo Integral

As Escolas de Tempo Integral oferecem aos alunos uma jornada de até 09 horas, incluindo três refeições diárias. Além do estudo regular, elas também oferecem projetos experimentais e atividades extras, de acordo com o interesse do aluno. Atualmente, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) possui 96 escolas que ofertam essa modalidade.

...
Educação Profissional

Na Educação Básica, especificamente, a modalidade de Educação Profissional e Tecnológica ocorre por meio dos cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional e dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

No Piauí, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio é oferecida em todas as suas formas: articulada com o Ensino Médio (integrada e concomitante) e subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o Ensino Médio.

Atualmente, a Seduc oferta a modalidade 224 municípios, por meio dos Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP), distribuídos pelo estado, que atendem cursos de Ensino Médio Integrado a Educação Profissional. Além dos cursos concomitantes e subsequentes, que acontecem de forma presencial e também, por meio da mediação tecnológica.


COMO SERÁ A MATRÍCULA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PIAUÍ PARA 2023?

O processo está organizado em 5 momentos:

  • I – Teste Seletivo(nos casos autorizados pela Seduc, em que a demanda for superior à oferta de vagas);
  • II - Renovação de Matrícula(permanência do aluno matriculado na mesma escola no ano de 2022);
  • III - Remanejamento e Transferência de Alunos(movimentação de alunos de uma escola para outra);
  • IV - Matrícula Nova (realizada de forma on-line, por meio do site:) www.seduc.pi.gov.br/matricula;
  • V - Confirmação presencial da matrícula nova, com apresentação da documentação exigida no Edital.

A matrícula para os estudantes que ainda não pertencem à rede estadual é feita de forma on-line. A inscrição deverá ser realizada pelos pais ou responsáveis (em caso de menores de 18 anos) ou o próprio aluno (maior de 18 anos) por meio da internet, no endereço eletrônico www.seduc.pi.gov.br/matricula, no período de 23 de novembro a 23 de dezembro de 2022.

Basta procurar os laboratórios de informática das Escolas Estaduais da sua cidade.

Não. É um serviço oferecido gratuitamente pela Secretaria de Estado de Educação do Piauí.

O CPF do estudante é obrigatório para matrícula nas escolas da rede estadual, inclusive para aqueles que são menores de idade.
CLIQUE AQUI para tirar 1ª via do CPF.

A inscrição é feita na escola que o candidato tem interesse de estudar. Os testes são organizados pelos CETIs e CEEPs e os editais de ingresso ficam à disposição no site da Seduc(seduc.pi.gov.br). Se o estudante for aprovado no teste, ele se dirige à escola para efetuar a matrícula.

A inscrição é feita na escola que o candidato tem interesse de estudar. Os testes são organizados pelos CETIs e CEEPs e os editais de ingresso ficam à disposição no site da Seduc(seduc.pi.gov.br). Se o estudante for aprovado no teste, ele se dirige à escola para efetuar a matrícula.

Os Centros Estaduais de Educação Profissional e os Centros Estaduais de Tempo Integral onde a demanda de estudantes for superior à oferta de vagas. Os Centros autorizados a realizar o teste seletivo deverão abrir INSCRIÇÕES no período de 07 a 12 de novembro de 2022 e as PROVAS deverão acontecer de 28 de novembro a 04 de dezembro de acordo com o cronograma de cada escola. Os Centros são responsáveis pela organização, seleção e divulgação do resultado do Teste. CLIQUE AQUI e confira a relação das escolas.

Os alunos não aprovados no teste seletivo poderão realizar a Matrícula on-line em outras Escolas da Rede. CLIQUE AQUI e encontre as escolas da região de seu interesse.

Não. A renovação da matrícula será realizada automaticamente pela escola, no período de 07 a 18 de novembro de 2022, após ouvir pai/mãe/responsável, quando o aluno for menor de idade e/ou com deficiência, ou o próprio aluno, quando este for maior de idade.

Neste caso, o aluno deverá ser REMANEJADO para outra escola da rede. Para isso, deve acessar o site www.seduc.pi.gov.br/matricula > opção REMANEJAMENTO e escolher outra escola próxima à sua casa, conforme disponibilidade de vagas da unidade. O Remanejamento acontecerá de 07 a 18 de novembro de 2022.

A solicitação de transferência ocorrerá no período compreendido entre os dias 07 e 18 de novembro de 2022. Para isso, o pai/mãe/responsável legal, quando o aluno for menor de idade e/ou aluno com deficiência, ou o próprio aluno, quando este for maior de idade, deve comparecer até a escola onde estuda e solicitar a transferência.

SIM. Essa é última etapa do processo de matrícula: CONFIRMAÇÃO PRESENCIAL. A confirmação da matrícula acontecerá no período de 26 de dezembro de 2022 a 13 de janeiro de 2023, na escola que o aluno optou estudar durante a matricula on-line.

No ato da confirmação presencial deverão ser apresentados todos os documentos exigidos pelo edital, bem como confirmação de informações prestadas pelos pais, responsáveis ou pelo próprio aluno, quando este for maior de idade. CLIQUE AQUI e confira a documentação por modalidade no CAPÍTULO V - Art. 29.

A matrícula on-line é importante para que o estudante tenha opção de escolher a unidade que quer estudar. Por isso, é tão importante que ela seja feita no período de 23 de novembro a 23 de dezembro de 2022. Para que a vaga seja garantida é necessária a confirmação presencial da matrícula e a entrega da documentação exigida.


QUANDO COMEÇAM AS AULAS EM 2023?

As aulas começarão no dia 06 de fevereiro de 2023.


Escola Estadual com muito orgulho