Ícone buscar

Notícias

Estudante de Barras conquista medalha na Maratona Tech

  • 20/11/2023

O estudante piauiense Gabriel Barbosa de Carvalho, da Unidade Escolar Gervásio Costa, em Barras (PI), foi medalhista de bronze na Maratona de Tecnologia e Informática 2023, a Maratona Tech. A competição educacional, de âmbito nacional, visa fomentar a inclusão digital e despertar o interesse dos jovens por tecnologia, além de formar e empregar novos talentos no setor.

O estudante, único da Rede Pública Estadual e um dos 3 piauienses a conseguir medalha, conta que acreditava muito na possibilidade de ganhar e que ficou orgulhoso com a conquista para a sua escola e para o Piauí. Gabriel já acumula prêmios em diversas olimpíadas do conhecimento, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Estaduais).

“Conquistar mais uma medalha é uma sensação reconfortante e animadora, sinal de que o esforço e dedicação foram recompensados. Quero seguir as profissões de Psicólogo e Escritor, mas também penso em Engenharia Robótica, que é uma área bem atual. Dedico essa conquista à minha família, à minha professora de robótica Solange e ao diretor Ezequiel por todo o apoio recebido”, disse Gabriel, estudante da 2ª Série do Ensino Médio.

O diretor da Unidade Escolar Gervásio Costa, Ezequiel Carvalho, conta que o centro educacional está em fase de mudanças para implementar uma mentalidade olímpica entre os estudantes. “As conquistas do estudante Gabriel motivaram toda a comunidade escolar e agora estamos em fase de adaptação para identificar novos talentos e motivar os estudantes a participarem de olimpíadas do conhecimento”, conta o gestor.

De acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial, 8 das 10 profissões que terão maior demanda nos próximos anos são da área de tecnologia. É nesse sentido que a Secretaria de estado da Educação (Seduc) tem apostado na difusão do conhecimento em tecnologia nas escolas da Rede Pública Estadual. Exemplo disso são os cursos profissionais disponibilizados nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas e Marketing Digital.

“A expansão do ensino profissional, técnico e tecnológico é uma das metas do Governo do Piauí para a educação. Os cursos são conectados com as vocações produtivas do nosso Estado e com as profissões do futuro, como por exemplo a Tecnologia da Informação. Além disso, com o trabalho desenvolvido pelas escolas e as ações do projeto Seduc Olímpica, vamos continuar fortalecendo o engajamento e preparação dos alunos e alunas e trazendo mais vitórias para o Piauí por meio das olimpíadas e competições de conhecimento”, comenta o secretário Washington Bandeira.

Promovida pelo Movimento Tech, em parceria com a ONG Associação Cactus e com o iFood, a iniciativa premiou 300 estudantes e 75 escolas com medalhas, notebooks, bolsas de estudo e imersões em big techs e instituições de ensino de excelência no setor.

 

Outras Notícias

Notícias
09/02/2026

Seduc lança edital do Programa Oportunidade Jovem com bolsas para estágio do Ensino Médio

Notícias
09/02/2026

Estudantes Seduc conquistam mais de 10 mil medalhas em Olimpíadas do Conhecimento e tornam a Educação Pública Piauiense referência nacional

Notícias
07/02/2026

Intercambistas Seduc do programa Do Piauí para o Mundo encerram imersão acadêmica e cultural em Singapura

Notícias
07/02/2026

Estudantes da Rede Estadual são aprovadas no IMPA Tech

Notícias
06/02/2026

Estudante da Rede Estadual supera deficiência e conquista vaga em Jornalismo na UESPI

Notícias
05/02/2026

EJA abre caminhos e leva estudantes da Rede Estadual à universidade