Os trabalhos desenvolvidos na modalidade de Educação Profissional e Tecnológica ofertada pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) serão apresentados na 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. O evento é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e ocorre entre os dias 16 e 22 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
A edição traz o tema “Futuro conectado, Educação Profissional para reconstruir o Brasil” e tem como objetivo divulgar e ampliar o conhecimento do público sobre a educação profissional e tecnológica. Seminários, mesas redondas, apresentações culturais e mostra tecnológica com apresentação de produtos, protótipos, novas tecnologias, projetos e pesquisas de instituições de educação profissional e tecnológica fazem parte da programação.
A educação piauiense estará presente com a exposição de cinco projetos idealizados pelos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino e que fará parte dos mais de 280 projetos que serão apresentados nos estandes. As escolas com projetos selecionados atendem estudantes nos municípios de Castelo do Piauí, Guaribas, Paulistana e Teresina.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou o trabalho do Piauí para o desenvolvimento do ensino profissional. “Este trabalho desenvolvido nas escolas estaduais ratifica que investir em Educação Profissional e Técnica é garantir aos nossos estudantes maiores e melhores oportunidades de ingresso no mundo do trabalho”, afirmou.
Conheça os projetos piauienses:
- CETI CÔNEGO CARDOSO (CASTELO DO PIAUÍ): Horta Escolar Orgânica Tecnológica e Sustentável
O projeto foi elaborado objetivando produzir hortaliças para serem inseridas na alimentação da escola. Com construção de reservatório de água vertical, canteiros com sensores de rega inteligente e placa solar, os estudantes articulam conhecimentos de matemática, química e física e conhecimentos básicos de robótica a base de energia solar.
- CETI PAULO FREIRE (GUARIBAS-PI): Plataforma on-line Alfabetização na Idade Certa
O projeto tem o objetivo de criar uma plataforma on-line e mobile (aplicativo) de ensino infantil, voltada para alfabetização de crianças na idade certa. A ideia é auxiliar o ensino infantil com ferramentas mais eficazes e inovadoras, que possam promover a alfabetização de crianças de forma mais rápida, dinâmica e interativa.
- CETI LUCINETE SANTANA DA SILVA (PAULISTANA-PI) : Jornada da Educação profissional
O objetivo é promover os cursos técnicos ofertados pela escola fazendo que os estudantes se familiarizem e consigam entender a importância de cada curso para a profissão que almejam alcançar. A Jornada da Educação Profissional é desenvolvida ao longo de 03(dias) com desenvolvimento de práticas, palestras de incentivo à profissão e os estudantes demonstram as técnicas de aprendizagem de cada curso.
O projeto foi desenvolvido com o objetivo de levar os alunos a um conhecimento mais amplo na área da Robótica. Para a sua realização, foi produzido um braço mecânico, controlado manualmente por potenciômetros e programado por uma placa Arduino, que conduz e processa os códigos de movimento da máquina.
- CEEP JOSÉ PACÍFICO DE MOURA NETO (TERESINA): Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI Lab)
O objetivo principal do NTI Lab é poder incentivar os alunos dos cursos vinculados ao eixo de Tecnologia e Comunicação a colocarem em prática aquilo visto em sala de aula e características exigidas do mercado de trabalho. Os alunos oferecem soluções práticas em serviços de Formatação e instalação de programas de computadores/notebooks, Criação de arte/conteúdo para Instagram e outras Redes sociais, Criação de projetos (sites, podcasts, vídeos, apps, etc); entre outros.