Com o intuito de fortalecer o processo de alfabetização
na idade certa, os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Paulo
Freire, em Guaribas/PI, estão desenvolvendo um projeto que pretende
disponibilizar uma plataforma on-line de ensino gratuito para a educação
infantil em escolas públicas. O projeto foi aprovado no processo de adesão da
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação
(MEC) e terá seu protótipo exposto na 3ª Semana Nacional da Educação Profissional
e Tecnológica, em Brasília, nos próximos dias 16 a 18 de outubro.
Os estudantes responsáveis pelo projeto são matriculados
no Ensino Médio, na modalidade de Tempo Integral e fazem o Curso de
Desenvolvimento de Sistemas com Ênfase em Inteligência Artificial, que foi
implantado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Eles contam com a
orientação do professor Eraques Alves, que ministra as disciplinas do curso.
O orientador explica que a iniciativa partiu de uma
pesquisa realizada em algumas escolas para entender como funciona o processo de
alfabetização de crianças e pretende reforçar o uso da tecnologia como um
importante aliado no ensino pedagógico. “A ideia é apresentar uma ferramenta
tecnológica por meio do desenvolvimento de um aplicativo que possa ser inserido
nesse contexto de alfabetização de crianças para melhorar o desempenho delas no
processo de alfabetização. Infelizmente, ainda encontramos jovens estudantes
que avançaram nas séries escolares, mas que apresentam defasagens nas habilidades
de leitura e escrita. O nosso objetivo é contribuir para mudar essa realidade.
Isso começa na base”, explica Eraques Alves.
Dentro do universo de professores que participaram da
pesquisa aplicada pelos estudantes, mais de 80% acreditam que a tecnologia é
sim uma ferramenta para combater o analfabetismo e melhorar a qualidade do
processo de alfabetização de crianças. Abrian Pereira Lopes é um dos estudantes
do CETI Paulo Freire que está atuando na formatação do aplicativo. Ele acredita
que o ensino infantil precisa de ferramentas mais eficazes e inovadoras, que
possam contribuir para a qualidade da educação e promovam a inclusão social.
“A proposta desse projeto quer tornar mais acessível e
prático o processo de aprendizado para nossas crianças. O papel do professor
deve e vai continuar, porém, por meio dessa ferramenta o trabalho e o método de
alfabetização serão potencializados. Eu me sinto privilegiado em fazer parte da
elaboração desse projeto, é uma responsabilidade muito grande”, comentou
Abrian.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira,
reforça que a Seduc apoia o projeto e tem investido em ações para fortalecer as
competências de leitura e escrita para as crianças por meio do Programa
Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).
"Temos metas importantes. Dentre elas está trabalhar
em regime de colaboração com os municípios, uma parceria que tem como foco
alfabetizar e disseminar o conhecimento de forma prioritária. Com isso, iremos
conseguir que nossas crianças aprendam a ler, escrever e interpretar textos na
idade certa e assim será possível diminuir injustiças sociais, mudando
positivamente e de maneira decisiva a vida das pessoas”, afirmou o gestor.