Seduc divulga o resultado dos estudantes classificados para 2ª etapa da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa
AsCom Seduc
28/09/2023
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulga a relação dos 120 estudantes da rede estadual de ensino classificados para a 2ª etapa da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI). A competição faz parte do programa Seduc Olímpica e contou com a participação 24.831 de estudantes da 3ª série do Ensino Médio na primeira fase.
“Nosso objetivo é fortalecer nas escolas essa cultura de participação e preparação dos estudantes para as Olimpíadas de Conhecimentos. Já tínhamos algumas escolas com esse movimento e resolvemos transformar essas iniciativas em uma ação de rede, porque acreditamos que as olimpíadas têm esse cunho pedagógico. A gestão do governador Rafael Fonteles tem investido muito para identificar talentos e gerar mais oportunidades de aprendizagem”, comentou o secretário da Educação, Washington Bandeira.
Os classificados para a próxima fase participam, de 16 a 19 de outubro, de uma Imersão em Teresina com atividades de formação e realização do Torneio Leitura e Escrita, que inclui um mini teste de leitura de 10 questões associadas aos descritores da matriz do SAEB e do ENEM e a produção de um texto de estrutura argumentativa sobre temática social, com extensão de 20 a 30 linhas. Além dos 120 estudantes, 63 professores de Língua Portuguesa também participam da formação, cujo foco é aprimorar o ensino da leitura e da escrita.
A confirmação da inscrição dos estudantes selecionados para a segunda etapa deve ser feita no site da Seduc, até dia 30 de setembro. “O coordenador ou diretor da escola em que o estudante está matriculado é o responsável por essa confirmação. O formulário está disponível no site da SEDUC, no hotsite do SEDUC Olímpica, no link https://www.seduc.pi.gov.br/Seducolimpica
No mesmo formulário, o gestor também deverá fazer a inscrição do professor de Língua Portuguesa que vai acompanhar os estudantes durante a Imersão. Caso não seja confirmada a inscrição no prazo previsto no cronograma, o estudante será considerado desistente e será chamado outro estudante do cadastro de reserva por ordem decrescente de colocação, de acordo com a nota dos simulado realizados na 1ª etapa da OLINPI”, explicou Antônio Amaral, coordenador da Olimpíada.
A premiação dos estudantes terá como critério as notas do torneio e, caso ocorra empate, as notas dos mini testes de leitura e escrita aplicados durante a Imersão serão usadas para desempate. Ao todo, serão 20 medalhistas de ouro, 40 de prata e 60 de bronze. Os professores serão homenageados com menção honrosa. A solenidade de premiação dos medalhistas da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI) acontecerá dia 19 de outubro.
Estudantes Seduc realizam prova para seleção de 1.260 vagas do projeto Laboratório de Redação
Notícias
06/05/2025
Torneio de Matemática mobiliza mais de 129 mil estudantes e reforça aposta da Seduc em talentos do raciocínio lógico
Notícias
06/05/2025
Estudante Seduc é ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê em Aracaju e se prepara para Campeonato Pan-Americano
Notícias
06/05/2025
Matemática que transforma vidas: Estudantes Seduc brilham em Olimpíadas e mostram força do Ensino Público
Notícias
06/05/2025
Seduc efetua pagamento da 3ª parcela de bolsas aos estudantes das turmas ITA/IME
Notícias
05/05/2025
Seduc anuncia resultado da seleção para Bolsistas do Programa de Alfabetização na Idade Certa
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.