O projeto SEDUC OLÍMPICA visa promover, organizar e apoiar olimpíadas, feiras de ciências e/ou torneios que contribuam para melhoria da proficiência em todos os componentes curriculares da Educação Básica, dentro do escopo do Acelera SEDUC.

Procedimentos para implementação da SEDUC OLÍMPICA para os estudantes matriculados na rede.

  • a. Divulgação e mobilização para a inscrição dos estudantes nas diversas olimpíadas estaduais e nacionais em todas as escolas da rede estadual de ensino básico;
  • b. Planejamento e realização de aulas direcionadas para a preparação dos estudantes no formato presencial e/ou virtual;
  • c. Mapeamento de projetos existentes nas escolas da rede voltados para preparação de alunos, para qualificar e apoiar as boas práticas direcionadas às olimpíadas, feiras de ciências e/ou torneios;
  • d. Promoção e organização de olimpíadas, feiras de ciências e/ou torneios estaduais, dentre outras;
  • e. Acompanhamento sistemático das ações, inscrições das escolas e seus respectivos estudantes nas diversas olimpíadas, feiras de ciências e/ou torneios.
  • f. Preparação dos alunos: Nas escolas, jornadas e via Canal Educação;
  • g. Formação de professores: Oferecer apoio pedagógico e formativo aos professores em preparação para olimpíadas;
  • h. Elaboração e ou contribuição nas normativas: Portaria com criação do projeto e Regulamento geral de apoio financeiro aos estudantes da rede estadual para participação de eventos científicos, feiras e olimpíadas do conhecimento. (em andamento);
  • i. Comunicação, divulgação e mobilização das escolas junto as GREs das Olimpíadas do Conhecimento, bem como a inscrição da SEDUC quando necessário.

TORNEIO DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS ESTADUAIS – TME²

O TME² é um projeto criado pela Seduc-PI que visa contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes da rede na OBMEP. Possui natureza disciplinar envolvendo conhecimentos matemáticos, tendo como público-alvo estudantes da 1ª, 2ª, 3ª série do Ensino Médio.

Em duas fases, a 1ª com 16 questões objetivas e a 2ª com 04 questões problemas discursivos.

Normativos:

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE LÍNGUA PORTUGUESA - OLINPI

A Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI) é um projeto criado pela SEDUC-PI, com foco em habilidades de leitura e de produção textual, objetivando aprimorar a formação de professores e da aprendizagem dos estudantes.

A OLINPI visa ainda contribuir para melhorar o desempenho nas avaliações em larga escala (SAEB, SAEPI e ENEM), elevando a proficiência em Língua Portuguesa.


Fotos da OLINPI


Normativos:

JORNADA ESTADUAL DE LANÇAMENTO DE FOGUETES

A Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes é um projeto criado pela Seduc-PI que visa contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes da rede na OBA/ MOBFOG. Possui natureza interdisciplinar envolvendo conhecimentos de física, astronomia e foguetes em particular e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando os estudantes, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, tendo como público-alvo os estudantes do ensino médio regular tempo parcial e integral.

A Olimpíada De Astronomia E Astronáutica-Oba, Mostra Brasileira De Foguetes (MOBFOG) E Jornada E Foguetes Estadual- OBA tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins. A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) faz parte da OBA e consiste em demonstrações com construção de foguetes pelos estudantes. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio;

Inscrições:
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Normativos:

TORNEIO DE ROBÓTICA ESTADUAL

O primeiro Torneio Estadual de Robótica é um projeto criado pela Seduc-PI para fomentar a robótica nas escolas, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências. É uma forma de levar os estudantes ao conhecimento e a possibilidade de ser produtor de tecnologias.

Normativos:
  • Regulamento
  • Calendário
  • Resultados