Estudantes do Ceti João Henrique vencem o concurso de Redação da DPU

As estudantes da 3ª série do Ensino Médio Ana Beatriz Martins, Bianca Lays Lima e Vitória Maria Macêdo, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, em Teresina, alcançaram o 1º, 2º e 3º lugar da categoria II, destinada a alunos do Ensino Médio, no 7º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU).


Realizado anualmente pela DPU, o concurso de redação visa proporcionar discussões de temas relevantes e presentes na realidade social brasileira e no mundo. Tanto as escolas públicas como os órgãos do sistema prisional e suas unidades socioeducativas refletem sobre o acesso à justiça e os serviços jurídicos prestados pela instituição, como forma efetiva do exercício da cidadania, presentes na Constituição Brasileira.


Com o tema “Prato feito: alimentação de qualidade é sinal de dignidade”, a redação da 7ª edição do concurso foi realizada no formato dissertativo-argumentativo com a exigência de no mínimo 20 linhas e no máximo 30.


A professora de língua Portuguesa e orientadora das alunas, Iúna Paiva, considera a realização de concursos e olimpíadas do conhecimento um processo muito importante para a construção do indivíduo e uma oportunidade para aprimorar a escrita. “Nós, professores do CETI João Henrique, estamos sempre atentos aos concursos de redação, sejam nacionais, regionais, estadual ou locais que vêm saindo e incentivando nossos alunos a participarem, porque consideramos que esse é um processo muito importante para a construção do indivíduo e também por ser um dos objetivos da escola, que o aluno tenha a habilidade e o domínio da escrita", declara.


Os estudantes que participam do concurso são orientados por um professor de Língua Portuguesa que fica responsável por dar o suporte necessário a eles e a inscrevê-los e cadastrar suas redações no site da DPU.


“As nossas aulas têm sido direcionadas para momentos como esse. Os alunos antes foram sensibilizados sobre a importância da participação no concurso e nós atingimos a participação de 100%. A primeira aula foi de sensibilização, a segunda aula foi de leitura de textos que poderiam contribuir com a argumentação, já que o texto é dissertativo-argumentativo e na terceira aula foi a escrita propriamente do texto. Cada um elaborou um rascunho e eu dei uma lida em todos, e ao ver que o texto estava bom, eu entregava a folha definitiva para que o aluno passasse a limpo. O resultado foi a concretização desse nosso trabalho”, explica a professora Iúna.


Os prêmios serão distribuídos da seguinte forma: nas categorias I e II, cujos vencedores serão premiados por unidade federativa, os primeiros lugares serão agraciados cada um com um videogame ou outros bens doados para o concurso de valores equivalentes; os participantes que ficarem em segundo lugar vão ganhar um aparelho de celular; já os que alcançarem a terceira colocação serão contemplados, cada um, com um tablet. Nas categorias Redação III, IV, V e VI o concurso será nacional, premiando o primeiro colocado com um videogame, o segundo com um celular e o terceiro com um tablet ou outros bens doados de valores equivalentes. Outras premiações podem ser consultadas no edital.