Escola de Curralinhos movimenta estudantes com projeto em alusão ao Dia da Consciência Negra

• José Vinicius
  • 25/11/2022

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, diversas escolas da Rede Estadual têm realizado ações e projetos que buscam envolver os estudantes, dentro do processo de aprendizagem, sobre a valorização da cultura negra e da luta contra o racismo e do direito a igualdade racial.

Com o objetivo de aprofundar conhecimentos acerca das relações étnico-raciais brasileiras e suas diferentes formas de manutenção do racismo pessoal e institucional, a Unidade Escolar Menino João Pedro, localizada no município de Curralinhos, mobilizou os seus estudantes a desenvolverem a segunda edição do projeto “Encontro da Cultura Afro-Brasileira”, que teve a sua culminância realizada durante a noite da quarta-feira (23), marcada por apresentações artísticas e de conhecimento.

“É com grande satisfação que estamos retornando os eventos no chão da escola, lugar onde tantos desafios são lançados e que precisam ser abordados com a sensibilidade que o tema em questão traz consigo. O encontro Afro trouxe a oportunidade de podermos fortalecer o autoconhecimento e valorizar a cultura afrodescendente tão rica e valorosa”, destaca a coordenadora pedagógica da instituição de ensino, Alexandra Pinheiro.

Para a realização do projeto, os professores da escola desenvolveram uma pesquisa de campo, onde os alunos colheram informações in loco nas fazendas tradicionais da região sobre a vida do negro no século XIX, que serviram para exposição da culminância do evento. De acordo com Socorro Batista, professora responsável pelo evento, a temática foi dividida em três categorias, na qual cada série ficou responsável por apresentar umas das categorias. "O 1º Ano do Ensino Médio retratou o Contexto histórico de Curralinhos, da Escola e de suas comunidades históricas, o 2º ano abordou a gastronomia e a influência da África na culinária Brasileira, já o 3º ano focou na cultura, dança e estética negra", explicou a professora.

A estudante do 3º ano, Rebeca Kardoso, relata que o objetivo principal do evento foi trabalhar um pouco a conscientização negra, para estimular o respeito e combater a desigualdade racial e valorizar a história do povo negro. “Foi certamente um evento maravilhoso e de grande importância, pois assim transmitimos para os alunos e os visitantes, o conhecimento e respeito sobre a cultura do povo Africano que com sofrimento e muito trabalho ajudaram a construir e enriquecer o nosso tão amado Brasil”, disse ela.

O evento contou com a presença honrosa da diretora do Centro de Referência Esperança Garcia (CREG), Antônia Aguiar e do secretário Municipal de Educação. Na ocasião, também foi realizado um Concurso de Beleza para eleger o Garoto e Garota Afro da escola, além de apresentações artísticas de dança, canto, grupo religioso de Umbanda e oficinas de tranças.

Victória Nunes, aluna do 2º ano que interpretou duas canções marcantes e foi vencedora do concurso de beleza Garota Afro, destacou sua percepção sobre o projeto desenvolvido. “Foi um momento lindo! Tudo organizado com muito carinho, a representatividade da cultura Afro em cada detalhe. Foi uma experiência única poder cantar músicas que representam um grito de um povo, o desfile vendo o empoderamento de garotas e garotos negros me encheu de orgulho, e ter sido escolhida como garota beleza negra MJP 2022, entre tantas meninas lindas foi uma honra”, relata com muita emoção.

O diretor da unidade educacional, João Umbelino Teixeira, enfatiza que o projeto visa despertar principalmente a consciência sobre o racismo e preconceito, bem como a importância dos povos africanos para cultura da sociedade.

“O II encontro afro brasileiro tem como objetivo despertar a consciência do jovem sobre o racismo e preconceito que vivemos continuamente na sociedade brasileira. Perceber que esses povos contribuíram para a formação de nossa sociedade nos aspectos de personalidade e caráter, porém não são reconhecidos como tais. Eles precisam ter seus direitos garantidos efetivamente na sociedade brasileira. Enfim, todos precisamos ser valorizados como iguais, sem distinção de raça, cor ou etnia. É necessário que se implemente, urgentemente, políticas públicas não só para combater o racismo violento praticado contra os negros, mas também para criar oportunidades reais de acesso ao conhecimento científico e tecnológico e bens culturais”, conclui o gestor.

A Unidade Escolar Menino João Pedro, jurisdicionada à 18ª Gerência Regional de Educação, atende atualmente cerca de 415 alunos nas modalidades de Ensino Médio Regular e EJA (Educação de Jovens e Adultos), nos turnos tarde e noite.