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Recomposição da Aprendizagem

Projeto Recomposição de Aprendizagem

Apresentação

O Projeto Recomposição da Aprendizagem, instituído pela portaria Nº 335, de março de 2023, a ser executado coletivamente nas três instâncias – SEDUC/SEDE, Gerências Regionais e Escolas – propõe alternativas para reverter os indicadores educacionais dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí com foco na proficiência dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

O projeto é executado a partir da ampliação da jornada no âmbito das escolas de ensino regular e profissional de tempo parcial, para o 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, bem como da adequação do horário para os estudantes dos Centros de Educação de Tempo Integral cuja implementação ocorrerá por meio do desenvolvimento de atividades e acompanhamento pedagógico que impulsionem o aprendizado dos estudantes e a melhoria do desenvolvimento educacional.

A partir da diretriz VI - avanço na aprendizagem do programa Acelera Seduc, para estudantes matriculados nas escolas da rede estadual, no âmbito da SEDUC/PI, conforme documento orientador, prevê procedimentos para implementação na rede estadual de ensino, como a estruturação e desenvolvimento de forma complementar e excepcional do perfil de Professor Tutor para as turmas e horários destinados para a Recomposição da Aprendizagem; Desenvolvimento e uso de estratégias que permitam o diagnóstico, o acompanhamento e a recomposição das aprendizagens, por meio de intervenções pedagógicas que considerem o nível de aprendizagem dos estudantes; E Promover estratégias que permitam o acompanhamento individualizado da aprendizagem dos estudantes.

O trabalho pedagógico nas turmas e aulas destinadas ao Recomposição da Aprendizagem considera o mapa de priorização de habilidades curriculares com foco nas competências, e as habilidades da avaliação do SAEPI, com definição de marcos de aprendizagem para cada ano/série e etapas nas modalidades correspondentes;

A SEDUC, atraves da SUPEN, disponibiliza instrumentais pedagógicos de apoio, monitoramento, execução, avaliação e devolutiva; Analisa os resultados encontrados e refletir sobre eles, periodicamente, identificando os pontos positivos e de atenção, para propor estratégias de intervenção.

Normativos:

Material Didático Estruturado

Os procedimentos didáticos pedagógicos adotados no projeto Recomposição da Aprendizagem possibilita a motivação e o interesse do estudante em avançar na aprendizagem. Dessa forma, a metodologia se delinea através de orientações e elaboração/seleção/organização e disponibilização de materiais didáticos pedagógicos, bem como intervenções quando necessárias, visando facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

Nesse viés, visa qualificar e garantir um acompanhamento sistemático da aprendizagem nas escolas, com vistas a melhorar a aprendizagem dos estudantes e diante do exposto, temos os Materiais Didáticos estruturado com sequência didática, módulo professor, módulo aluno, e os Minitestes dos componentes de Língua Portuguesa, e Matemática, do Projeto Recomposição da Aprendizagem, instrumentos de execução, apoio, monitoramento e verificação do estágio e evolução da aprendizagem em que se encontra o estudante público alvo do projeto, tendo em vista, monitorar, avaliar e tomar decisões suficientes e satisfatórias para que possa avançar no seu processo de aprendizagem concebendo-a como mais uma ação do processo ensino e aprendizagem, o qual nos permite conhecer o resultado de nossas ações didáticas e, por conseguinte, melhorá-la.


Da elaboração dos materiais estruturados e minitestes

Serão elaborados pelas equipes pedagógicas da Secretaria Estadual de Educação/Sede juntamente com os professores orientadores e tutores, tendo como foco as habilidades/descritores trabalhados com os estudantes nas aulas da Recomposição.

Os minitestes serão compostos de 08 a 12 itens, com foco nos descritores trabalhados no período anterior ao miniteste, conforme planejamento. O componente de Matemática deve ser realizado a cada 8 aulas dadas e o de Língua Portuguesa deve ser realizado a cada 12 aulas dadas.

As sequências didáticas são elaboradas em módulos para o estudante e professor.

Do desenvolvimento do módulo

9º ano do Ensino Fundamental

  • Escolas de Ensino Regular Tempo parcial e Tempo Integral (1 módulo semanal com um descritor com carga horária de 2h)

3ªsérie do Ensino Médio

  • Escolas de Ensino Regular Tempo Parcial (1 módulo a ser desenvolvido em uma semanal com dois descritores com carga horária de 4h/semanal)
  • Escolas de Ensino Regular Tempo Integral (1 módulo a ser desenvolvido em duas semanas com dois descritores com carga horária de 2h/semanal)

Em todas as semanas há retomada de descritores trabalhados em aulas anteriores, de acordo com a necessidade.


Da realização dos Minitestes de Língua Portuguesa e Matemática

Instrumentos de execução, apoio, monitoramento e verificação do estágio e evolução da aprendizagem em que se encontra o estudante público-alvo do projeto, tendo em vista, monitorar, avaliar e tomar decisões suficientes e satisfatórias para que possa avançar no seu processo de aprendizagem concebendo-a como mais um elemento do processo ensino e aprendizagem, o qual nos permite conhecer o resultado de nossas ações didáticas e, por conseguinte, melhorá-la.

  • Realizados a cada 12 aulas ministradas

Da devolutiva pedagógica

A sistematização dos dados relativos aos minitestes ocorrerá com o apoio da ferramenta digital institucional adotada pela SEDUC: MobiCorretor

Após se coletarem e analisarem as evidências de aprendizagem, o planejamento será retomado para se redefinirem as atividades seguintes, de acordo com o desenvolvimento apresentado pelos estudantes.

Quanto à devolutiva pedagógica dos resultados dos minitestes, todas as equipes de ensino (UNEA e UCAF) estarão imbuídas no propósito de analisar os resultados e propor estratégias de melhoria do ensino e aprendizagem, com o público a seguir:

  • Equipe SEDUC /SEDE e professores orientadores;
  • Professores orientadores e professores tutores;
  • Professores tutores e estudantes.

 

 

Programas