A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
Artista piauiense se forma na Escola do Teatro Bolshoi
16/05/2013
Um sonho de muitos, mas uma conquista para poucos. Ingressar na Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, no Estado de Santa Catarina, única Escola do Bolshoi fora da Rússia, é uma chance excepcional na carreira daqueles que apreciam e vivem arte. Esse sonho foi conquistado por Filipe de Jesus Paulino. Hoje com 20 anos, é formado em Dança Clássica e agradece ao Governo do Piauí e à Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc) pela oportunidade.
Filipe saiu de Teresina com 11 anos de idade. Mesmo lutando contra a saudade de casa não desistiu do sonho. "Ficar longe de casa foi o mais difícil, principalmente longe da minha mãe. Eu era muito pequeno e não tinha certeza ainda do que realmente queria, mas quando surgiu essa oportunidade não pensei duas vezes e agarrei com todas as forças", relata.
O artista sonha em retribuir a oportunidade que teve e passar para os que não tiveram a mesma sorte tudo que aprendeu na escola. "Pretendo, no futuro, voltar para Teresina e passar meus conhecimentos para crianças e jovens da minha cidade", diz Filipe.
A Seduc mantém convênio com o Bolshoi, que possibilita aos alunos de escolas públicas uma bolsa de estudos em curso técnico-profissionalizante. Além do ensino gratuito, as crianças recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, atendimento fisioterápico e assistência médica de urgência/emergência pré-hospitalar. Para isso, devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino fundamental e médio.
Em 2012, Filipe recebeu diploma de formação e teve a oportunidade de assinar contrato com uma escola em Vancouven, Canadá, onde passou um ano. Além de conhecer outra língua, hoje, se diz mais preparado para o mercado de trabalho. "Terminei meu contrato no final do ano passado, e já no próximo mês, vou para o Rio de Janeiro participar de uma Audição (teste para atuar em companhia profissional)", frisa Filipe.
Este ano, seis alunos da rede pública de ensino foram selecionados para ingressar na escola. A seletiva final aconteceu no último dia 7 de maio, no Instituto Superior de Educação Antonino Freire (ISEAF).
Os alunos Kewin Gabriel da Silva Madeira, Klésio Teixeira Santos, João Victor Soares Gonçalves e João Victor Santas, viajam para Joinville no próximo sábado, 18, na supervisão da professora Maria do Socorro Nogueira.
Outras Notícias
Notícias
06/09/2025
Dia Estadual da Consciência Negra no Piauí reforça políticas educacionais de valorização da diversidade e combate ao racismo
Notícias
06/09/2025
Estudantes Seduc iniciam intercâmbio de inovação e cultura na Alemanha
Notícias
05/09/2025
“Parece até um sonho”, vencedores do Seduckathon embarcam para intercâmbio na Coreia do Sul
Notícias
05/09/2025
“Voltei a sonhar”: Seduc paga bolsas do Alfabetiza Piauí e transforma vidas de jovens e adultos
Notícias
04/09/2025
Estudantes Seduc de Picos simulam clínica e aprendem sobre doenças genéticas em aula de Biologia
Notícias
03/09/2025
Seduckathon 2025: Estudantes e professores da rede estadual embarcam para formação tecnológica na Coreia do Sul
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.