Estudantes do CETI Demerval Lobão, de Angical, são aprovados nas seis primeiras fases da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil – 2022 e irão participar da fase final, em agosto, no campus da Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo. Desde 2020 a escola já participa da competição e neste ano seis equipes se inscreveram com alunos do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
De acordo com a professora, Gleyci Kelly de Souza, a preparação para a competição contou com encontros presenciais e online. “Em 2022 a Olimpíada Nacional em História do Brasil convidou seus participantes a refletirem sobre o papel e a importância das mulheres na história e na sociedade brasileira e as professoras realizaram em todas as turmas da escola a divulgação da ONHB, bem como o convite aos alunos para fazerem parte das equipes”, explicou.
Confira a lista das equipes e fases concluídas:
Equipe “Guerrilheiros do Piauí”: orientada pela professora Evellyne Araujo e composta pelos estudantes Antonio Kayky Emanuel Moreira Silva, Gabriel Lucas de Silva e João Vitor Barbosa Leal do 8º ano e concluíram 4 fases.
Equipe “Pilões”: orientada pela professora Claudiane Lira, composta pelos estudantes Enrrylle Gabriel dos Santos Sousa, Ludymila Maria Cavalcante Alves e Maria da Conceição Araújo Monteiro. Concluíram as 6 fases.
Equipe “Raízes Nordestinas”: orientada pela professora Claudiane Lira e Claudiane Lira, composta pelas estudantes Camile de Sousa Bezerra, Lara Caroline da Silva Sousa e Ludimila Ribeiro Gomes. Concluíram 5 fases.
Equipe “Retiro”: orientada pela professora Gleicy Kelly, composta pelos estudantes Joana Franciele dos Santos Sousa, Lucas Gabriel Lima de Carvalho e Maria Júlia Costa Leal. Concluíram 5 fases.
Equipe “Angivalentes”: orientada pela professora Gleicy Kelly, composta pelas estudantes Irla Tamires Alves Silva, Kauane Beatriz Pereira da Silva e Maria Yasmin Gomes da Silva. Concluíram as 6 fases.
SOBRE A OLIMÍADA
A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação. É uma atividade online, desde sua primeira edição, em 2009. Busca, a partir de atividades de leitura, escrita, debate e reflexão, potencializar a aprendizagem em ambientes digitais, mas, principalmente, as interações entre alunos e professores, estimulando-os a descobrir novas formas de aprendizagem de história e a atuar na construção de seu conhecimento.