Ícone buscar

Seduc mobiliza escolas para atualização de informações no Censo Escolar

  • 01/06/2022

As unidades de ensino da rede pública estadual iniciaram a primeira etapa do Censo Escolar 2022 na última segunda-feira, 30 de maio. O procedimento corresponde à inserção de dados relativos às escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula no Sistema iSeduc.

Na Unidade Escolar Desembargador Henrique Couto, localizada no bairro Monte Castelo, em Teresina, a gestão escolar está mobilizada quanto ao levantamento e preenchimento da base de dados. As informações atualizadas sobre a realidade escolar permite à Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) o planejamento das intervenções nas estruturas das escolas e sua organização pedagógica.

Maria de Fátima Cardoso Souza atua como coordenadora pedagógica na unidade Henrique Couto e destacou a importância do levantamento que abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica.


"Entendemos a importância da campanha que a Seduc está desenvolvendo quanto à atualização das plataformas de monitoramento, como o iSeduc, pois de posse destes dados podemos ver frequência de professores, dos funcionários e também dos alunos. Nossas atualizações dos dados na ferramenta possibilita ter um maior conhecimento das situações dos alunos, a promovermos busca ativa e informar nossa realidade de ensino", explicou a coordenadora.


A unidade de ensino oferta a educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), nos cursos de Administração, Informática, Recursos Humanos e Contabilidade e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para 359 estudantes. A unidade está recebendo intervenções de modernização em toda a infraestrutura, como a quadra poliesportiva que se encontra finalizada.

Após a primeira fase de coleta, a equipe de Monitoramento do Censo Escolar da Seduc/PI fará validação dos dados e migrará as informações para o Sistema do Governo Federal: EducaCenso.

O Censo é uma importante ferramenta para o processo de ensino, segundo a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea) da Seduc/PI, Maria José Mendes. Ela explicou que a coleta de informações das unidades da rede de ensino garante a organização escolar.

"É com base nos dados coletados que são definidos as políticas públicas educacionais e o repasse de recursos do Governo Federal para promover o desenvolvimento de ações na área da Educação. A base dos dados permite que a Rede Estadual de Ensino tenha um mapa educacional para poder atuar diretamente nas melhorias. As informações coletadas servem como base para programas custeados pelo Governo Federal, como, por exemplo, aquisição de livros didáticos, merenda escolar, transporte, dentre outras", informou Maria José.

O formulário, que deverá ser preenchido na plataforma do iSeduc, inclui informações quanto às escolas, turmas, alunos e profissionais. A primeira etapa da coleta segue até o dia 20/06.

Outras Notícias

Notícias
11/07/2025

Seduckathon 2025: Estudantes de Piripiri e Pedro II iniciam preparação para intercâmbio educacional na Coreia do Sul

Notícias
11/07/2025

Programa Mulheres Mil prorroga inscrições para seleção de Professores até 21 de julho

Notícias
11/07/2025

CNH Social Estudantil: Seduc e Detran realizam Aula Inaugural do Programa que vai beneficiar 10 mil alunos com habilitação gratuita

Notícias
11/07/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam reforma e modernização do CETI Paulistana neste sábado (12)

Notícias
11/07/2025

Estudantes do CETI Severiano Sousa vivenciam imersão cultural em Pedro II com o Projeto Turismo Escolar

Notícias
10/07/2025

Estudantes e Professores Seduc iniciam emissão de passaportes para intercâmbio educacional após vencerem o maior Hackathon de Escolas Públicas do mundo