Novo Ensino Médio: Escola de Guaribas desenvolve projeto de Moda em disciplina eletiva

Com a proposta de promover as diversas possibilidades na formação educacional, o CETI Paulo Freire, de Guaribas, promoveu atividades dentro da proposta do Novo Ensino Médio com as disciplinas eletivas Moda na Escola e Ciências da Natureza. O destaque foi a disciplina Moda na Escola onde os alunos além de conhecer as profissões que existem dentro da moda, desenvolveram postagem de temas relevantes nas redes sociais.  


A escola atende 245 estudantes na modalidade de tempo integral e oferta 1°, 2° e 3° ano do ensino médio. De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Mônica Alves, a escola tem feiro um trabalho de busca ativa constante para amenizar os efeitos da pandemia e regatar os estudantes que possam ter se afastado da escola.  

Na instituição, a implementação do Novo Ensino Médio começou pelas turmas de 1° ano. “A Eletiva Moda na Escola: #sigaatendência, que foi conduzida pela Professora Lenaide Alves Silva, tem como objetivo mostrar à comunidade escolar as profissões que existem dentro da moda, conhecer a história do vestuário e todo o processo histórico da vestimenta desde a antiguidade até os dias atuais. A Eletiva foi encerrada com várias apresentações e um concurso da Garota e Garoto CETI Paulo Freire”, explicou a coordenadora. 


Além disso, a turma da 3ª série do ensino médio, com a ajuda dos professores da área de Ciências da natureza, criaram o Projeto Ciência em Foco. O objetivo é utilizar as redes sociais como ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem, utilizando recursos digitais para produzir materiais relevantes da área das ciências da natureza, como curiosidades, experimentos, memes e diversos outros conteúdos. O projeto também conta com a colaboração da professora de língua portuguesa e isso promove a interdisciplinaridade das atividades.

“Os estudantes produziram um documentário na escola mostrando o consumo de água e energia, e incentivando a conscientização da comunidade escolar para consumir de forma consciente.Além disso forma produzisos jogos didáticos, pesquisas de campo, oficinas de memes em diferentes formatos e vídeos mostrando o consumo na escola. Foi lançando o desafio de consumir com consciência mostrando o gasto da água e da energia na escola", exoplicou a coordenadora pedagógica.

Acesse o instagram das atividades da escola: https://www.instagram.com/__ciencia_em_foco10/ 

O QUE SÃO AS ELETIVAS DO NOVO ENSINO MÉDIO?

As Eletivas são o terceiro componente dos Itinerários Formativos e correspondem às matérias de livre escolha do estudante. Cada escola deve oferecer, no mínimo, duas eletivas para que os estudantes façam a opção por uma.

IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO    

A fase de implementação do Novo Currículo do Ensino Médio do Piauí dá continuidade ao primeiro ciclo neste início de 2022 e beneficia mais de 220 mil estudantes em 472 escolas de oferta de ensino médio regular e mais 88 de tempo integral em todo o estado.    

Nesta primeira etapa, os estudantes passarão por uma fase de adaptação e contato com itinerários formativos na área de Projeto de Vida e disciplinas eletivas, que são aquelas em que os jovens são incentivados a produzirem conhecimento para uma Formação Geral Básica.  

Na prática, a implementação acontece de forma gradual e impacta na vida escolar de quem já está dentro do processo de formação e quem ainda irá iniciar. O aumento da carga horária total, que é a soma dos três anos do ensino médio, passa a ser de 3 mil horas, sendo 1800 horas da Formação Geral Básica (FGB), composta das disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e outras; e os Itinerários Formativos (IF) com 1200 horas, composto de disciplinas eletivas, Projeto de Vida e Trilhas de Aprendizagem.