Ícone buscar

Piauí estrutura política pública para implementação de escolas Indígenas e Quilombolas

  • 17/05/2022

Visando a implementação e estruturação de escolas Indígenas e Quilombolas, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) realizou, na manhã desta terça-feira, dia 17, um encontro para o planejamento estratégico. A ação segue atendendo a necessidade da Rede Estadual em organizar a política pública que atenda as especificidades dessas comunidades.  


A ação é liderada pela Gerência de Inclusão e Diversidade (GID), que possui uma coordenação de Educação Escolar e Quilombola (CEIQ). A gerente, Elizângela Silva, explica que diagnósticos de entidades foram os instrumentos legais para saber a real situação das comunidades e, a partir disso, desenvolver estratégias para a implementação de espaços educacionais que possam atender a necessidade real com base em evidências sobre a história do público.  

De acordo com os dados da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME) 2021, o Piauí possui, atualmente, 15 comunidades indígenas, de 9 etnias, distribuídas em 10 municípios, que são: Baixa Grande do Ribeiro, Lagoa de São Francisco, Queimada Nova, Paulistana, Santa Filomena, Bom Jesus, Currais, Teresina, Piripiri e Uruçuí. O diagnóstico da Fundação Cultural Palmares e da Associação Estadual das Comunidades Quilombolas no Piauí (CECOQ) relata que existem mais de 7.700 famílias remanescentes de Quilombo no estado, residindo em 122 comunidades, distribuídas por 46 municípios.  


A partir desses dados e de marcos legais, como a Lei n° 7.389, de 27 de agosto de 2020, que reconhece formal e expressamente a existência de povos indígenas nos limites territoriais do Piauí, a Seduc dialoga com grupos de pesquisas e estudos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI) sobre as temáticas. A proposta é que o planejamento seja dividido em 4 eixos, estruturado em 14 metas e 34 objetivos estratégicos por meio do regime de colaboração.  

“Nós temos essa missão de inclusão e temos que trabalhar coeso na perspectiva de fazer um processo de educação de qualidade aos nossos alunos. Com o Novo Currículo, há uma grande possibilidade de desenvolver uma formação, que é uma formação geral nacional e estadual, mas as especificidades já estão construídas dentro dos Itinerários Formativos para dar possiblidades as formações que esses povos necessitam”, explicou Carlos Alberto, superintendente de Educação Básica da Seduc.

Outras Notícias

Notícias
28/08/2025

Seduc divulga escolas polo e lista retificada de classificados para a 2ª fase do TME² 2025

Notícias
28/08/2025

Do Piauí para Harvard: Estudante Seduc de Paulistana vai representar o Brasil em conferência internacional nos Estados Unidos

Notícias
28/08/2025

Em Bom Jesus, Estudantes Seduc transformam lixo em moda e promovem desfile sustentável em escola pública

Notícias
28/08/2025

Pré-Enem mais Pré-Saeb 2025: Revisão gamificada prepara estudantes de Ribeiro Gonçalves e Uruçuí

Notícias
28/08/2025

Seduckathon: Estudantes da rede estadual embarcam nesta sexta (29) para intercâmbio educacional na Alemanha

Notícias
28/08/2025

Mais de 3 mil internos se preparam para o Encceja em presídios do Piauí