Seguindo a trilha formativa de implementação do Novo Ensino Médio, as equipes da Unidade Técnica do Chão da Escola (Utece) e da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea) realizaram, nesta terça-feira, 10, no Diferencial Buffet, o Encontro de Planejamento Integrado com representantes dos técnicos de Currículo, da coordenação pedagógica e do corpo docente. A ação faz parte do planejamento e do cronograma de formações que vem sendo realizados desde o início do ano e que, até o final do ano, terão uma carga horária total de 120 horas em atividades.
De acordo com a professora de Química do CETI Didácio Silva, Ana Cristina, o planejamento integrado por área é importante para promover um conhecimento multidisciplinar. “É um momento de nós, professores, estarmos juntos por área. A ideia é não ver somente a perspectiva da disciplina de Química, mas entender a concepção do professor de Filosofia e de Geografia, e como elas podem integrar os conhecimentos com a minha área, para que possamos trabalhar juntos para fazer esse planejamento acontecer”, disse.
A formadora Santina Barbosa explica que a trilha formativa faz parte de um plano maior de formação e, à medida que aconteceram no Canal Educação, foi observada a necessidade de um encontro presencial para que fosse construído um planejamento anual e semestral para que os docentes possam “enxergar um plano de aula”.
Além dos encontros on-line, há um planejamento e um cronograma de formações itinerantes, que deverão percorrer as 21 Gerências Regionais. “Hoje só tem professores, aqui, de Teresina, e de todos os componentes curriculares. A ideia é estender para as demais regionais com oficinas itinerantes”, explicou Elenice Nery, coordenadora de etapas do Novo Ensino Médio do Piauí.
IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO
A fase de implementação do Novo Currículo do Ensino Médio do Piauí dá continuidade ao primeiro ciclo, neste início de 2022, e beneficia mais de 220 mil estudantes, em 472 escolas de oferta de Ensino Médio Regular e mais 88 de Tempo Integral em todo o estado.
Nesta primeira etapa, os estudantes passarão por uma fase de adaptação e contato com itinerários formativos na área de Projeto de Vida e disciplinas eletivas, que são aquelas em que os jovens são incentivados a produzirem conhecimento para uma Formação Geral Básica.
Na prática, a implementação acontece de forma gradual e impacta na vida escolar de quem já está dentro do processo de formação e de quem, ainda, iniciará. O aumento da carga horária total, que é a soma dos três anos do Ensino Médio, passa a ser de 3 mil horas, sendo 1800 horas da Formação Geral Básica (FGB), composta das disciplinas, como Língua Portuguesa, Matemática e outras; e os Itinerários Formativos (IF) com 1200 horas, composto das disciplinas eletivas, Projeto de Vida e Trilhas de Aprendizagem.