Ícone buscar

Projeto Educação pela Vida percorre escolas da região de Esperantina

  • 05/05/2022

Com a proposta de salvar vidas por meio de manifestações artísticas e rodas de conversas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza durante toda semana, 02 a 06 de maio, a caravana do Projeto “Educação Pela Vida” com ações nas escolas dos municípios de Esperantina, Porto, Madeiro e Nossa Senhora dos Remédios. Desde 2019, a ação é promovida com o objetivo de trabalhar questões socioemocionais dos estudantes.





O “Educação Pela Vida” trabalha três momentos nas escolas: Arte-Educação, Rede Protetiva e Capacitação com os Comitês de Mediação de Conflito.  A ideia surgiu com o objetivo de sensibilizar estudantes, professores e gestores em relação ao tema. A equipe é composta por técnicos da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), da Gerência de Inclusão e Diversidade (GID) e do Núcleo de Atenção Psicossocial (Nuapsi) e Gerências Regionais de Educação (GREs).

De acordo com a coordenadora do projeto, Adriana Oliveira, esse projeto nasceu Comitê Executivo da Comissão Estadual de Enfrentamento a situações de vulnerabilidade.


“A iniciativa une arte e educação e já atendeu inúmeros estudantes no chão da escola com atividades diferenciadas e a performance do Pescador de Sonhos, personagem que nasceu com o intuito de tratar as questões socioemocionais através da arte”, destaca Adriana.

A estudante Lygia Mariany relata que foi um prazer conhecer o pescador de sonhos, uma experiência que não consegue expressar com palavras. "É um projeto maravilhoso que busca mostrar não só para nós jovens, mas para o público em geral que somos pessoas especiais, que o amor, a dor, ou sofrimento fazem parte da vida, mas que sempre podemos contar com alguém e esse alguém é Deus. O pescador de sonhos veio e aliviou o coração de muitos", diz.

O personagem Pescador de Sonhos, vivido pelo artista visual Valdsom Braga, provoca nos educandos e profissionais da educação uma viagem para dentro de si mesmo, ao trabalhar as questões socioemocionais por meio da arte.

“Levamos uma mensagem positiva aos estudantes com essas ações, trabalhamos questões relacionadas ao bem-estar e o diálogo como ferramenta para ajudá-los a aflorar o melhor que cada um tem. Sabemos e entendemos que os últimos anos foram difíceis e esse apoio emocional é importante no processo de formação deles. Muito mais que fazer provas e aprender os conteúdos básicos, a escola deve ser esse ambiente de acolhimento”, relata o artista.

A caravana Educação pela Vida viaja com a equipe multiprofissional da 2ª GRE e Equipe da UGIE Seduc. Semana que vem terá outra rota de viagens. Para fazer solicitação para receber a caravana na sua escola entre em contato com sua GRE.

Outras Notícias

Notícias
28/08/2025

Seduc divulga escolas polo e lista retificada de classificados para a 2ª fase do TME² 2025

Notícias
28/08/2025

Do Piauí para Harvard: Estudante Seduc de Paulistana vai representar o Brasil em conferência internacional nos Estados Unidos

Notícias
28/08/2025

Em Bom Jesus, Estudantes Seduc transformam lixo em moda e promovem desfile sustentável em escola pública

Notícias
28/08/2025

Pré-Enem mais Pré-Saeb 2025: Revisão gamificada prepara estudantes de Ribeiro Gonçalves e Uruçuí

Notícias
28/08/2025

Seduckathon: Estudantes da rede estadual embarcam nesta sexta (29) para intercâmbio educacional na Alemanha

Notícias
28/08/2025

Mais de 3 mil internos se preparam para o Encceja em presídios do Piauí