Ícone buscar

Seduc realiza formação dos programas Se Liga e Acelera Brasil em parceria com Instituto Ayrton Senna

  • 09/05/2013

Professores de 18 municípios participam entre 14 e 17 de maio da capacitação inicial dos Programas de Correção de Fluxo Escolar Se Liga e Acelera Brasil. A formação acontece no Instituto Superior de Educação Antonino Freire, a partir das 8h.

Os programas foram implantados pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), através de parceria com o Instituto Ayrton Senna, que promove o auxílio técnico para correção da distorção idade/série e visam proporcionar desenvolvimento de habilidades que garantam ao aluno o sucesso em sua trajetória escolar.

A formação tem duração de 40 horas e acontece entre os dias 14 a 18 de maio, em Teresina, como informa Jane Cornélio, coordenadora estadual de Correção de Fluxo.

"O momento é para que professores e supervisores tenham conhecimento da metodologia a ser desenvolvida em sala de aula, dos materiais utilizados, as metas, sistema de acompanhamento e formas de atuação mais diretivas", destaca Jane.

Os programas Se Liga e Acelera Brasil trabalharão nos municípios que apresentaram maior percentual de distorção idade-série no censo 2010. A formação atual beneficiará Acauã, Agricolândia, Angical, Bertolínea, Boa Hora, Buriti dos Lopes, Cabeceiras do Piauí, Cajueiro da Praia, Demerval Lobão, Ipiranga do Piauí, Joaquim Pires, Monte Alegre do Piaui, Parnaiba, Piracuruca, Piripiri, Santa Cruz do Piaui, Sebastião Leal e Uruçuí.

Como funcionam

Os Programas promovem a correção de fluxo escolar do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Trabalham com crianças de 8 a 14 anos utilizando material didático e metodologia própria, buscando resgatar a autoestima e proporcionar autonomia aos estudantes, acompanhando seu desempenho de forma constante, o que permite dar-lhes uma assistência maior, devido a isso, é notável o desenvolvimento dos alunos, tanto no processo de alfabetização quanto no de desenvolvimento da autoestima.


Mais informações:

(86) 3216-3806

 

Agenda

Dia 14 - Terça feira

Manhã

- Vídeo institucional sobre os programas apresentado por Inês Kisil e Viviane Senna.

- Pressupostos do Se Liga e Acelera Brasil;

- Autoestima;

- O papel do educador nos programas

Tarde

- Importância da formação do hábito de leitura;

- Sistemática de acompanhamento;

- Apresentação do material didático do aluno e do professor.

Dia 15 - Quarta feira

Manhã

- Organização curricular - oficina;

- Alfabetização - resgate histórico;

- Método de alfabetização no Se Liga;

Tarde

- Fluxo de aulas;

- Competências e habilidades;

- Passo a passo para o desenvolvimento de habilidades;

- Temas transversais: Meio ambiente.

Dia 16 - Quinta feira

Manhã

- Planejamento das aulas iniciais dos programas;

- Entendimento da importância da rotina de sala de aula.

Tarde

- Material dourado - oficina;

- Gerenciamento dos programas;

- Reforço escolar;

- Avaliação.

- Encerramento.

 

Outras Notícias

Notícias
07/07/2025

Estudantes premiados no Seduckathon com melhores notas se preparam para intercâmbio educacional

Notícias
05/07/2025

Em Domingos Mourão, Secretário Washington Bandeira recebe título de cidadão honorário e visita obras do CETI Maria Isaías de Jesus

Notícias
05/07/2025

Estudantes premiados no Seduckathon inspiram plateia no NEON 2025 com game de Matemática

Notícias
04/07/2025

Seduc realiza pagamento de bolsas a 208 estudantes medalhistas da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI)

Notícias
04/07/2025

De Buriti dos Montes, Estudante Seduc é anunciada Jovem Senadora 2025 e representará o Piauí em Brasília

Notícias
04/07/2025

Secretário Washington Bandeira apresenta boas práticas do Piauí em formação docente durante evento nacional em São Paulo