Ícone buscar

Concurso cultural escolheu mascotes do PRO Alfabetização na Idade Certa

  • 08/03/2022


0 Leitur e a Leitura foram escolhidos como os mascotes do PRO Alfabetização na Idade Certa através de um Concurso Cultural criado com o objetivo de estimular a produção artística das crianças e contribuir com a criação do mascote do PRO Alfabetização na Idade Certa, fortalecendo a identidade do programa e promovendo a importante agenda da alfabetização de crianças na idade certa. 


As etapas do concurso aconteceram entre outubro e dezembro de 2021 e uma grande mobilização aconteceu no estado e foram 110 inscrições recebidas de 57 municípios. A ação integra a Estratégia de Comunicação para o Desenvolvimento do Piauí, criada para o período de 2021 a 2025. Cada escola inscrita teve a oportunidade de participar com o envio de 01 (um) desenho/imagem e de um nome para o mascote, sendo ambos criações de um mesmo aluno(a) do ciclo de alfabetização (1º. ou 2º. Ano do Ensino Fundamental). 

Com a finalização do período de inscrições, a Coordenação Estadual do PRO Alfabetização na Idade Certa selecionou as 05 propostas finalistas, considerando os critérios de expressividade, originalidade, criatividade, diversidade e fidelidade ao tema. As finalistas participaram da última etapa do concurso, que consistia em uma votação virtual e aberta. O mascote Leitur, do aluno Francisco Guimarães Benvindo, do município de Bertolínia, foi o grande vencedor, com 38,6% dos votos. 

O desenho do aluno Francisco foi a inspiração para o processo de ilustração e adaptação gráfica dos mascotes finais, que contou com o apoio da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC). O Leitur ganhou uma dupla, a Leitura. Juntos, eles serão os protagonistas da alfabetização de crianças na idade certa em cada município piauiense, contribuindo com o engajamento de gestores, professores, famílias, alunos e comunidade escolar. 

Outras Notícias

Notícias
16/05/2025

Seduc e Detran abrem inscrições para CNH Social Estudantil com 10 mil vagas gratuitas no Piauí

Notícias
16/05/2025

CCL é reinaugurado com estrutura moderna e foco em aulas práticas e imersivas

Notícias
16/05/2025

Gestores da 1ª GRE vivenciam imersão no CETI Augustinho Brandão e fortalecem excelência na Educação

Notícias
16/05/2025

Professores Seduc participam de formação do MEC para levar inovação e tecnologia às salas de aula

Notícias
15/05/2025

Estudantes Seduc levam leitura e matemática às ruas de Guadalupe em ação criativa de preparação para o Enem e Saeb

Notícias
15/05/2025

Pré-Enem Seduc Mais Pré-Saeb leva revisão interativa a Oeiras e Valença para mais de 1.600 estudantes