Ícone buscar

Dia da Mulher: aluna destaque nas ciências exatas relata desafios da busca pelo seus sonhos

  • 08/03/2022

Com uma coleção de medalhas em olimpíadas de conhecimentos e o gosto pelas ciências exatas, Natália Brandão é uma das meninas que se destacam na Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada em Cocal dos Alves, município localizado a 280km de Teresina.


A jovem de 16 anos, que cursa a 3ª série do Ensino Médio, relata que uma rotina puxada e os inúmeros desafios que uma mulher enfrenta na sociedade, muitas vezes, pode levar a desistir dos sonhos, porém com perseverança e com todo o apoio que encontra na escola, a faz querer cada vez mais chegar ao Ensino Superior.



"Moro numa comunidade distante da sede do município, localidade Cipoal. Acordo antes das 5h da manhã, faço meu café e pego o ônibus escolar, onde passo quase duas horas para chegar na escola. Tenho uma rotina muito cansativa, mas me dedico bastante aos estudos, tenho preferência pelas disciplinas de matemática e física e quero ser engenheira civil, uma área que não é predominantemente feminina, mas que eu quero e irei seguir, mostrando todo o protagonismo feminino", afirmou a estudante.


Natália é medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática e na Olimpíada Brasileira de Física. "Apesar de todas as dificuldades, da minha origem humilde, e de todos os obstáculos que a mulher tem que enfrentar para crescer na sociedade, eu tenho orgulho da minha história, de ser mulher e de ser da escola pública. A escola abre portas para que, por meio da educação, eu possa conquistar um futuro melhor", concluiu a jovem.


 

A turma da Natália tem 30 estudantes, onde 20 são meninas. Segundo o diretor, Darkson Machado, a classe, predominantemente feminina é uma turma extremamente dedicada e com um futuro promissor. "As meninas aqui são muito dedicadas, estudiosas, competitivas e se destacam bastante nas áreas das ciências exatas. Estimulamos bastante na escola para que elas sigam seus sonhos e alcancem seus objetivos", disse o diretor da escola.



Dentre as ações voltadas às meninas, a Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada em Cocal dos Alves, realiza, periodicamente, a entrega de absorventes do projeto de combate a pobreza menstrual, idealizado pela Secretaria de Estado da Educação.

Outras Notícias

Notícias
12/07/2025

Em Paulistana, Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram reforma e modernização do CETI Paulistana

Notícias
12/07/2025

Piauí tem o terceiro maior crescimento do Brasil em alfabetização infantil, com sete municípios com 100% e 17 acima de 95%

Notícias
11/07/2025

Seduckathon 2025: Estudantes de Piripiri e Pedro II iniciam preparação para intercâmbio educacional na Coreia do Sul

Notícias
11/07/2025

Programa Mulheres Mil prorroga inscrições para seleção de Professores até 21 de julho

Notícias
11/07/2025

CNH Social Estudantil: Seduc e Detran realizam Aula Inaugural do Programa que vai beneficiar 10 mil alunos com habilitação gratuita

Notícias
11/07/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam reforma e modernização do CETI Paulistana neste sábado (12)