Iniciando mais um ciclo da universalização do ensino superior no Piauí, o Governo do Piauí realizará neste sábado, dia 29 de janeiro, a partir das 8h, no YouTube do Canal Educação , a aula inaugural da III etapa da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). O tema do momento será o empreendedorismo e terá como convidados o vice-presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Rogério Ramos de Souza; e o presidente do Conselho Regional do Piauí (CRA-PI), Roberthy dos Santos Barbosa.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LINK DE TRANSMISSÃO DA AULA
Durante a aula serão apresentadas as orientações do período, equipe pedagógica e coordenação de tutoria. Os convidados farão explanação sobre "Áreas de Atuação do Administrador e o Empreendedorismo".
O primeiro palestrante convidado, Rogério Ramos, é formado em Administração e autor de obras como Ramos da Administração - Guia da Profissão (2018); Juventude Presente da Nação - Coletânia de Artigos (2004) e Juventude Um Grito de Esperança - Perfil do Jovem de Palmas (1999). Além de vice-presidente do CFA, atualmente ele também é presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE Tocantins e Secretário Municipal de Governo e de Finanças da Prefeitura de Palmas, onde é funcionário de carreira, agente do tesouro.
"Eu sempre fui um entusiasta da tecnologia, sobretudo do ensino à distância. O governo do Piauí avança muito com a implantação da Universidade Aberta do Piauí, que agora chega a 183 municípios. Um avanço que democratiza a educação e faz com que um número grande de pessoas tenha acesso a essa educação de ensino superior. Portanto, eu parabenizo o governador Wellington Dias, parabenizo a Secretaria de Estado da Educação, assim como a reitoria das universidades do Piauí na proposta desse projeto. O Conselho Federal de Administração entende que essa iniciativa é muito válida e apoia a difusão da ciência da administração através das tecnologias de ensino à distância", disse Rogério.
Outro administrador que fará parte do momento é Roberthy dos Santos, que trará a sua experiência com atividades de seleções, contratações e treinamentos de pessoas ao mercado de trabalho e as mais de 300 consultorias empresariais realizadas no estado do Piauí.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LINK DE TRANSMISSÃO DA AULA
EXPANSÃO UAPI
A expansão da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) vem oportunizando aos piauienses estudarem nas suas cidades de origem, onde polos foram implementados dentro das escolas da rede estadual de ensino. A parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) tem o objetivo de integrar a universalização do Ensino Superior em todo o Piauí e promover qualidade por meio da educação à distância, um dos eixos do PRO Piauí Educação.
A UAPI iniciou em 2017 com a primeira etapa e a abertura de 60 polos. Já em 2018, a segunda etapa avançou com mais 60 polos, totalizando 120. Com a terceira etapa, em mais 63 polos, a ação chega a 183 cidades piauienses. Além da UAPI, o estado conta com demais polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que somados garantem a cobertura de 100% do estado com ensino superior público.
Somente em 2021 foram mais de 10 mil candidatos inscritos para concorrer a 3.150 vagas. Os estudantes estão devidamente matriculados e, com a aula inaugural da 3ª etapa, serão mais de 3 mil estudantes matriculados que se somarão aos piauienses com acesso ao ensino superior.
UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO PIAUÍ
Já neste início de 2022, o Piauí cumpre a meta de universalizar o ensino superior no estado através das universidades públicas. Além da UAPI, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI) somam vagas em cursos, nas modalidades presencial e a distância, para promover a formação superior e, consequentemente, desenvolver social e economicamente o estado com todas as suas potencialidades regionais.