Ícone buscar

Corujão da vitória entusiasma estudantes na reta final para o ENEM

  • 19/11/2021

Com entusiasmo e alegria, a Secretária de Estado da Educação (SEDUC) realizou, na noite da última quinta-feira (18), o Corujão da Vitória Pré-ENEM. O evento aconteceu no Diferencial Buffet e seguiu até 1h da manhã com transmissão ao vivo pelo Canal Educação, redes sociais e TV Meio Norte. 500 alunos acompanharam de forma presencial e milhares pelas transmissões.

A ação contou com interpretação simultânea com intérpretes de libras com equipe do Canal Educação para promover a acessibilidade.


 

"Eu estudo há 3 anos no CETI Pedro Coelho de Resende e eles conseguiram trazer uma abordagem completa do ENEM, que tem uma dinâmica bem diferente", disse o estudante Luíz Felipe, 17, do município de Boa Hora, que ainda comentou: "a minha preparação para o ENEM foi imediata, pois quando voltamos para a escola depois da pandemia tivemos aulas de motivação, conversa com psicólogos e foi quando eu criei coragem e comecei a estudar de verdade".


As 21 Gerências Regionais de Educação (GRE) foram convidadas a participar e os estudantes tiveram acesso a aulas de Redação, Linguagens, Língua Estrangeira, Literatura, Artes, Educação Física, Geografia, História e Filosofia. 




A ação final de preparação faz parte da soma de 19 que integram o Pré-ENEM SEDUC. De acordo com Viviane Carvalhedo, diretora da Unidade de Mediação Tecnológica, o trabalho foi intenso e as novas ações que surgiram devido à pandemia só vieram reforçar que o empenho da equipe é para trazer ao estudante o direito ao ensino de qualidade. 


"Esse é um grande reforço às ações do chão da escola que já são promovidas pelas equipes pedagógicas. São 19 ações ofertadas pelo Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria da Educação, com a frente de inclusão universitária. Ao longo dos últimos 84 dias nós percorremos mais de 13 mil quilômetros para andar de Parnaíba até Corrente levando mobilização, encorajamento e o recado é que nós acreditamos em vocês", disse Viviane aos estudantes.


 

A atenção dos estudantes presentes era notada a cada questão explicada pela equipe de professores convidada e o Victor Daniel, 17, da Fundação Nossa Senhora da Paz, do bairro três Andares em Teresina, comentou da empolgação em poder participar. "A preparação foi intensa com os professores e a escola ajudou muito. Eu estou apostando que o tema da Redação poderá ser sobre ecossistema, desmatamento ou algo relacionado a isso", arriscou o estudante.




Além do secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, o secretário da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fontele, também esteve presente na abertura. Ele comentou que o estado tem investido na modernização do sistema educacional e reforçado a capacitação pedagógica.


"A proposta do governo é sempre promover a educação para impulsionar o desenvolvimento social. O governador Wellington Dias sempre acreditou que a universidade pública é para todos e que os estudantes da escola pública têm que ter as mesmas condições e oportunidades", comentou. 




O secretário Ellen frisou que foram mais de 40 revisões em todo o Piauí o encerramento desse ciclo para preparação do ENEM 2021 é apenas o ponto de partida para o sucesso e o ingresso dos estudantes aos bancos das universidades. "São ações que permitem que os estudantes tenham acesso a revisões, aplicativos, material on-line, podcasts e muitas outras ações para que a turma tenha sucesso", disse. 

Outras Notícias

Notícias
12/07/2025

Em Paulistana, Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram reforma e modernização do CETI Paulistana

Notícias
12/07/2025

Piauí tem o terceiro maior crescimento do Brasil em alfabetização infantil, com sete municípios com 100% e 17 acima de 95%

Notícias
11/07/2025

Seduckathon 2025: Estudantes de Piripiri e Pedro II iniciam preparação para intercâmbio educacional na Coreia do Sul

Notícias
11/07/2025

Programa Mulheres Mil prorroga inscrições para seleção de Professores até 21 de julho

Notícias
11/07/2025

CNH Social Estudantil: Seduc e Detran realizam Aula Inaugural do Programa que vai beneficiar 10 mil alunos com habilitação gratuita

Notícias
11/07/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam reforma e modernização do CETI Paulistana neste sábado (12)