O governador do estado Wilson Martins, o secretário de Educação do Estado Átila Lira, o reitor da UESPI Carlos Alberto Pereira da Silva, o reitor do IFPI Francisco das Chagas Santana e demais autoridades, estiveram na tarde desta quinta 25/04, em Oeiras, para o lançamento do Edital dos cursos de Pós-Graduação em Educação Contextualizada para Convivência no Semiárido, durante a inauguração do Instituto Federal do Piauí - IFPI, da cidade.
Serão cursos de especialização em Políticas Públicas no Semiárido e em Educação Contextualizada no Semiárido. Para a coordenadora do projeto na Seduc Maria Luiza de Cantalice, é um grande ganho para os piauienses. "Sabemos que o semiárido sempre foi um espaço aonde as políticas públicas chegam por último. Com a iniciativa do governo do estado com os municípios juntos a CNPq para a implantação destes cursos, ganhamos todos nós. São muitos envolvidos, cerca de 300 técnicos e 200 profissionais e ainda 100 professores", disse Cantalice.
O primeiro formará 40 técnicos e gestores públicos e do terceiro setor, acerca da proposta para a convivência com o semiárido, que serão realizados no campus da UESPI de Picos e de São Raimundo Nonato e Núcleo UESPI de Paulistana. O segundo formará 40 professores e educadores populares acerca da proposta de educação para a convivência com o Semiárido, que serão realizados no Campus UESPI-OEIRAS-PI e Núcleo da UESPI em Valença-PI.
Para o coordenador dos cursos de especialização Carlos Henrique Silva, é de bastante sensibilidade a criação dos cursos para o semiárido. "Na nossa região falta água, comida, somos verdadeiros heróis que lidamos com isso diariamente, e trabalhar a sistemática desse problema com qualidade e inferência na localidade, é algo que considero de extrema importância". Comemora o coordenador.
Com o objetivo de Contribuir na formação teórica e metodológica de professores, gestores, técnicos e educadores populares que atuam na região, a formação tem como base os princípios da educação para a convivência com o semiárido e das políticas públicas apropriadas ao semiárido, numa perspectiva de desenvolvimento a partir da agricultura familiar.
O secretário de educação do estado Átila Lira, convidou os educadores para se inscreverem nos cursos de pós graduação. "Professores, participem, venham conviver com essa nova experiência, será uma grande oportunidade". O secretário destacou ainda que o governo mantém uma rede escolar com 2.900 alunos no município de Oeiras, com estrutura e material adequados. "Aqui temos uma escola nota 10, a Unidade Escolar Pedro Sá. Estamos apenas dando continuidade ao trabalho do governador com zelo em tudo o que ele solicita para a educação do nosso estado", termina Lira.
Os cursos
Desde 2002 a RESAB vem desenvolvendo projetos de formação docente no Piauí, no âmbito da formação continuada em parceria com a SEDUC, Prefeituras Municipais e UESPI. Muitas ações e motivações vêm se mostrando aos resultados dos cursos, por isso muitos municípios vêm demonstrando interesse em participar desse processo de formação como forma de garantir o desenvolvimento de novos projetos educativos voltados para a convivência com o semiárido.
Com isso foi aprovada emenda 2057 de bancada federal para a finalidade de financiamento de 5 cursos de pós-graduação nos 4 territórios de desenvolvimento do Semiárido piauiense. Os projetos estão vinculados ao Núcleo de Estudo e Pesquisa Rural e Regional - NUPERRE vinculado a Universidade Estadual do Piauí, cadastrado no CNPq, congregando vários pesquisadores da IES.
Curso de especialização em Gestão e Políticas Públicas no Semiárido
Estrutura Curricular:
EIXOS TEMÁTICOS |
DISCIPLINAS |
Ambiente Semiárido: aspectos sociais, culturais, históricos e econômicos. |
Ambiente Semiárido: bases conceituais Aspectos sócio-históricos do Semiárido Educação para convivência com o Semiárido |
Políticas de planejamento para o Semiárido |
Políticas públicas de Desenvolvimento para o Semiárido Desenvolvimento Rural Sustentável para o Semiárido; Gestão de Cooperativas e Associativismo para o Semiárido Tecnologias e práticas produtivas apropriadas no Semiárido. |
Gestão e Pesquisa no Semiárido |
Metodologia da Pesquisa; Seminário de Pesquisa I: Seminário de pesquisa II (Produção de Artigo Científico e ou Projetos de Intervenção); |
Público alvo: Candidatos graduados de todas áreas do conhecimento, gestores municipais membros dos conselhos locais de desenvolvimento rural e membros dos colegiados territoriais; técnicos de ONG?S que trabalham com ações de convivência com o Semiárido e técnicos de ATER do governo de Estado.
Vagas: 40
Local de Inscrições: Campus/Núcleo da UESPI- em cada município de realização do curso
Curso de especialização em Educação Contextualizada no Semiárido
Estrutura Curricular
EIXOS TEMÁTICOS |
DISCIPLINAS |
Ambiente Semiárido: aspectos sociais, culturais, históricos e econômicos. |
Ambiente Semiárido: bases conceituais Aspectos sócio-históricos do Semiárido Concepções de desenvolvimento para o Semiárido; |
Educação, Cultura e diversidades culturais no Semiárido |
Educação para a convivência com o Semiárido; Educação e diversidade cultural; Currículo contextualizado; Prática pedagógica e recursos didáticos contextualizados; Tecnologias e práticas produtivas apropriadas no Semiárido. |
Pesquisa em Educação no Semiárido |
Metodologia da Pesquisa; Seminário de Pesquisa I: Seminário de pesquisa II (Produção de Artigo Científico); |
Carga Horária: 390 horas
Dias e Horário: Sábado de 8:00 ás 12:00 e de 14:00 ás 18:00 /Sexta de 18:00 as 22:00.
Vagas: 40
Público Alvo: Candidatos graduados de todas as áreas do conhecimento que estejam efetivamente em sala de aula na rede pública estadual e municipal; educadores populares vinculados a ONGs.
Mais Informações:
Coordenação Geral
Maria Tereza de Alencar (UESPI) mtalencar@ig.com.br
Tel. 86 3213 7887/3213 7524/ 3213 7862 - Ramal 271 - NUPERRE
Coordenação Ampliada
Lúcia Araújo(EMATER) luciateresina@yahoo.com.br
Ednalva Costa (EMATER) mnalvinhac@yahoo.com.br
Maria Luiza de Cantalice (SEDUC)cantalicemaria@yahoo.com.br