O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Narciso da Rocha Filho, na cidade de Piripiri, está preparado para o retorno às aulas presenciais, foi o que constatou a equipe do Monitoramento em Foco, em visita à escola.
O Monitoramento em Foco é uma ação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) onde as escolas são avaliadas quanto às adequações referentes aos protocolos sanitários, visando um retorno seguro ao chão da escola.
O CETI José Narciso recebeu, do Monitoramento em Foco, um certificado por ter seguido todas as orientações e ter realizados as adequações necessárias.
"Desde o início da pandemia do coronavírus, a nossa escola segue todos os cuidados de prevenção à doença. Recebemos a avaliação da equipe da Seduc e também da vigilância sanitária de nosso município e, segundo eles, estamos aptos a retornar com as aulas de forma presencial. Disponibilizamos álcool em gel, instalamos pias externas, sinalizamos a escola quanto aos cuidados a serem seguidos, como o distanciamento seguro e demais informações", disse Inez Maria, diretora da escola.
A escola vai retornar com 250 estudantes, matriculados na 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. No calendário semanal, os alunos terão três dias de aulas presenciais e dois dias de aulas remotas.
Monitoramento em Foco
Equipes da secretaria estão percorrendo as escolas fazendo o Monitoramento em Foco, uma ação cujo objetivo é averiguar e validar o cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19, conforme determinado nos protocolos específicos para a educação N° 042/2020 e 001/ 2022 e também quanto ao plano de aplicação dos recursos recebidos. No caso do não cumprimento das orientações, a escola é orientada a sanar todas as pendências.
Seduc dá condições para escolas retornarem de forma segura
Só em 2021, a Seduc já repassou mais de R$ 12 milhões para
as escolas da rede para que as unidades façam as adequações necessárias, como a
instalação de pias externas, aquisição de equipamento de proteção individual,
álcool em gel, tapetes sanitizantes, sinalização com orientações a respeito do
distanciamento e uso da máscara. As salas também estão sendo adaptadas para
essa nova realidade, respeitando todos os protocolos de prevenção ao
coronavirus.