A tradição junina foi celebrada de uma forma diferente esse ano na Escola Estadual José Bento de Carvalho Filho, no município de Simões.
Com o tema: "A ’buniteza’ de aprender em casa", a escola envolveu os alunos em uma série de atividades alusivas às festas juninas, promovendo conhecimento durante as aulas remotas.
Dentre as tarefas propostas pela escola, os estudantes tiveram que pesquisar a origem da palavra "forró" e toda a evolução e tradição desse estilo musical. O estudo foi convertido em produções, como: poemas, vídeos, dramatizações, realizadas em casa e apresentadas à comunidade escolar por meio de uma live.
Clique aqui para assistir a Live "A ’buniteza’ de aprender em casa".
" A nossa ideia foi fortalecer o vínculo dos alunos com as tradições juninas mesmo de forma remota, levando conhecimento, estimulando o protagonismo juvenil, e a criatividade", disse Maria Suely de Carvalho, diretora da escola.
A escola oferta Ensino Fundamental II, Ensino Médio e todas as etapas da Educação de Jovens e Adultos. Todos os estudantes participaram dessa ação que também envolveu a comunidade como um todo. A escola percorreu as ruas de uma forma diferente, convidando a população para prestigiar a live e acompanhar as produções dos alunos.
Os estudantes contaram com o apoio dos professores, coordenadores e da família.
Centenário de Paulo Freire
Durante as atividades, a Escola Estadual José Bento de Carvalho Filho, também apresentou Paulo Freire aos estudantes e fez homenagens por toda a sua obra, lembrando o centenário do patrono da educação brasileira e toda a sua colaboração para as práticas educacionais.