Ícone buscar

Alunos do PI participarão da Mostra Brasileira de Foguetes

  • Ascom
  • 26/05/2021

Incentivar a participação dos estudantes em olimpíadas faz parte das estratégias do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Inês de Maria Sousa Rocha, localizado no município de Piracuruca, para eles aplicarem os conhecimentos obtidos em sala de aula a situações do seu cotidiano.

Este incentivo resultou na ampliação da participação dos estudantes na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e, pela primeira vez, na representação da escola nas atividades da 15ª MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), com cinco equipes, sendo quatro com estudantes matriculados no 1º ano e uma equipe com representantes do 3º ano do Ensino Médio.

Em 2021, a MOBFOG acontecem nos dias 27 e/ou 28 de maio, na forma virtual e/ou na forma presencial na escola. Paralelo à OBA, a MOBFOG é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.

O coordenador pedagógico, Francílio Lima Sampaio, explica que a escola realizou uma busca ativa entre os estudantes para identificar as razões para o baixo índice de participação na OBA e resultou na seleção de equipes para o MOBFOG.

"O diretor Gilvan reuniu os alunos e questionou o porquê de os alunos não estarem participando da Olimpíada e explicou a importância de participarem, mostrou como é interessante a construção dos foguetes e assim despertou o interesse deles em participarem desse projeto. Tivemos 57 inscritos na escola que irão fazer a prova objetiva da OBA, que acontece de forma on-line por um aplicativo, na parte da manhã, e da MOBFOG que é a prova prática com a confecção de um foguete e esta será a primeira vez que a escola participa", afirmou.

Todos os foguetes foram confeccionados pelos próprios estudantes, em casa, com ajuda de seus familiares, após atividades e temas trabalhados. Eles utilizaram materiais como garrafas pet, canos de PVC, balões, vinagre e bicarbonato de sódio.

"Foi enviado aos alunos o regulamento e os slides com as instruções para a confecção dos foguetes. A escola realizou, na última segunda-feira (24), um encontro virtual com os participantes para informar os últimos detalhes como horário e local para o lançamento dos foguetes. Os alunos estão muito ansiosos para o lançamento e bem otimistas para quebrar o recorde da Olimpíada que é de 363 metros", explicou o coordenador pedagógico.

O principal objetivo do chamado, segundo o diretor do Ceti Inês Rocha, Gilvan Fontenele, é inserir os estudantes em atividades diversificadas para que eles transformem os conhecimentos aprendidos da teoria em prática.

"A escola todos os anos incentiva os alunos a participarem de todas as Olimpíadas inerentes à educação. Sabemos da importância dessa participação, pois instiga o aluno a pesquisar e abre um olhar novo para o mundo das ciências. Este ano fizemos uma reunião on-line com todos os alunos e mostramos como funcionavam as duas modalidades e os alunos ficaram interessados. Nossos alunos já participaram de Olimpíadas como a OBMEP, OBA, Língua portuguesa, história, química, entre outras, em que foram medalhistas, porém não tínhamos participado da Mostra, que é uma competição agregada à OBA", destacou o diretor.

Para acompanhar o lançamento dos foguetes produzidos pelos estudantes, o Ceti irá realizar a transmissão por meio da rede social da escola.

Acesse o perfil @ceti.inesrocha no Instagram.

Outras Notícias

Notícias
12/11/2025

Segunda edição da Seduc LEM premia estudantes destaques em Língua Estrangeira da Rede Estadual

Notícias
12/11/2025

Gestores que inspiram: o papel dos diretores na universalização do Tempo Integral do Piauí

Notícias
11/11/2025

Estudantes Seduc serão premiados na II Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna nesta quarta-feira (12)

Notícias
11/11/2025

Ouvidoria da Seduc-PI tem índice recorde de resolutividade em 2025 e fortalece diálogo com a população

Notícias
10/11/2025

Em Água Branca, Estudantes do CETI Monsenhor Boson criam óculos de realidade virtual com materiais recicláveis

Notícias
09/11/2025

Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc