A Escola Família Agrícola de Eliseu Martins (EFAEM)
instalada em 2005 pelo padre Cícero de Moura Filho, em parceria com a AEFAPI -
Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Piauí, completou nesta
quarta-feira (14) 15 anos de muito trabalho na promoção da educação no campo. A
escola recebe alunos oriundos de vários municípios e localidades rurais das
proximidades, como Eliseu Martins, Colônia do Gurguéia, Manoel Emídio, Alvorada
do Gurguéia e Canto do Buriti. Atende, também, a alunos de várias comunidades
rurais de todos estes municípios citados.
Foto tirada antes da pandemia
O diretor da EFAEM, Osvando Barbosa, revela que em 2006 a
escola passou a funcionar em regime de alternância, possuindo uma pedagogia
diferenciada voltada para formação integral do indivíduo, com o objetivo de
desenvolver trabalhos direcionados aos agricultores familiares da região e
municípios vizinhos. O reconhecimento da escola propagou-se rapidamente,
ganhando notoriedade na região, o que acarretou no seu desenvolvimento e
perduração a cada dia.
"A estrutura e organização da escola foi melhorando com o
passar dos anos e a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O
modelo de gestão da EFA é democrático e comunitário, condição esta fundamental
para assegurar os princípios filosóficos e metodológicos da Pedagogia da
Alternância. Existe uma organização de ensino, que consiste em um sistema
pedagógico, onde é desenvolvido o processo de ensino-aprendizagem a partir da
experiência e da realidade concreta dos educandos, onde o meio socioprofissional
representa o eixo principal desta proposta pedagógica. O método de ensino
consiste na organização da formação em espaços e tempos diferenciados,
alternando períodos no centro educativo, e períodos no meio socioprofissional
familiar, denominados Sessão Escolar e Sessão Familiar. A dinâmica da
alternância se desenvolve em três momentos integrados que conjugam um
itinerário num processo de aprendizagem", relata o diretor.
A Pedagogia da Alternância promove uma educação envolvendo
as famílias, as comunidades e as entidades, em um trabalho de promoção global
do homem do campo. A partir das experiências dos educandos, a escola busca
proporcionar aos jovens uma formação de qualidade que lhes permita descobrir a
sua vocação e desenvolver o seu projeto profissional ou projeto de vida, junto
com suas famílias e no meio em que vivem, abrindo as possibilidades de inserção
profissional e empreendedorismo, com sucesso e dignidade, como agente de
transformação no meio rural.
"A organização de uma EFA é bem mais complexa do que nas
escolas tradicionais. Um dos diferenciais que destacamos são as decisões que
são tomadas comunitariamente em assembleias e reuniões do conselho da
Associação. A eficácia da ação educativa da escola é assegurada no plano de
formação desenvolvido com os monitores (formação inicial e continuada em
Pedagogia da Alternância) e demais atores envolvidos no processo educativo
como: famílias, dirigentes de associações, diretores, etc", acrescenta Osvando
Barbosa.
Com os anos, a escola foi expandindo sua estrutura, quadro
de professores e alunos. Neste ano de 2021 a escola completou 15 anos, sendo
possível observar alguns avanços e confiabilidade. A escola já formou 12 turmas
de 2010 a 2020, totalizando um número de 190 egressos, que estão presentes nas
universidades, atuando no mercado de trabalho ou empreendendo em suas
comunidades de origem.