Ícone buscar

Seduc e UESPI discutem formação para professores

  • 09/03/2021

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, esteve reunido na manhã de hoje, 9 de março, com o reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Evandro Alberto de Sousa,  para buscar novas opções de formação para os profissionais da Educação.


Na reunião, o secretário e os demais gestores da Universidade e da Seduc trataram de políticas de incentivo que visem estimular os bons gestores, oferecendo programas de mestrado, especialização e residências pedagógicas e valorização profissional.

"Seguindo nosso compromisso de continuar investindo na nossa rede, nos reunimos com o reitor e corpo diretivo da UESPI e da Seduc para buscar novas opções de formação para nossos professores e professoras, além de valorizar os demais profissionais de educação da rede pública estadual de ensino. Uma das formas de valorizar é justamente trazer formações que sejam do interesse da categoria no mestrado, especialização e residência pedagógica, com foco na escola sempre acolhedora, inclusiva e que possa entregar ao nosso estudante uma alta expectativa de aprendizagem", destacou o gestor.


O secretário pontuou o papel importante da instituição formadora neste aprimoramento dos profissionais da educação estadual.

"Temos um vínculo forte com a UESPI já na origem, pois esta é a principal instituição que forma o professor para a rede estadual. O nosso objetivo com a universidade é para além da formação inicial, é também trabalhar com outras formações, assim, trouxemos a necessidade de uma pós-graduação que fortaleça a gestão escolar, bem como novas metodologias de aprendizagem para dentro da sala de aula com foco nos estudantes", disse Ellen Gera.



No encontro, o gestor ressaltou ainda a importância de dar continuidade ao ciclo de investimentos na área da educação.

"Existe um trabalho focado do Governo do Estado para que as outras áreas deem continuidade ao trabalho de prestação de serviços. Nosso objetivo é que a educação não pare, então, a rede estadual se manteve ativa no último ano trabalhando com metodologias diversas, respeitando os protocolos higienicossanitários possíveis. Nossas escolas estão com as aulas no modelo remoto e estamos preparando, em a toda rede, intervenções nas infraestruturas por meio do PRO Piauí e PRO Educação e tudo isto também passa pelo investimento nos profissionais", finalizou.

A visita se estendeu ainda à sede do NEAD (Núcleo de Educação a Distância), onde fica a equipe da UAPI (Universidade Aberta do Piauí) e UAB (Universidade Aberta do Brasil).


As instituições possuem parcerias com a oferta de formação no ensino superior por meio do sistema da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), modelo exclusivo em 120 municípios do estado. 

Outras Notícias

Notícias
11/11/2025

Estudantes Seduc serão premiados na II Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna nesta quarta-feira (12)

Notícias
11/11/2025

Ouvidoria da Seduc-PI tem índice recorde de resolutividade em 2025 e fortalece diálogo com a população

Notícias
10/11/2025

Em Água Branca, Estudantes do CETI Monsenhor Boson criam óculos de realidade virtual com materiais recicláveis

Notícias
09/11/2025

Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc

Notícias
09/11/2025

Dia E: Estudantes são recepcionados por equipes da Seduc no primeiro dia de provas do Enem 2025

Notícias
08/11/2025

Seduc realiza Dia E neste domingo (9) com acolhimento e incentivo aos estudantes que farão o Enem