Ícone buscar

UAPI: graduação EAD tem transformado vida de piauienses

  • 06/01/2021


"Eu consigo perceber a diferença que tenho feito na minha cidade. Esse curso é muito importante para mim e não é apenas um certificado, ele é uma expansão do meu conhecimento", disse a empresária e discente do curso de Administração, Erisleide Moura Bezerra, 39 anos, do polo da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), de Ipiranga, que fica a 271 km de Teresina.


A aluna integra uma turma de 25 alunos e garante que a qualidade do curso tem feito a diferença na sua vida pessoal e profissional. Vinda de escolas públicas, Ensino Fundamental: U. E. Monsenhor Lopes e Ginásio Estadual Francisco de Assis Moura e Ensino médio: U. E. Dom Joaquim Rufino do Rêgo, ela conta que teve um desafio grande ao finalizar o ciclo da educação básica. "Sou grata a Deus por estar cursando um curso superior na minha própria cidade, pois essa foi a principal dificuldade que encontrei quando conclui o ensino médio", disse.

O Governo do Piauí tem conectado estudantes nas diversas esferas e com o ensino superior não tem sido diferente. A parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), por meio da Superintendência de Ensino Superior; e Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do Núcleo de Ensino à Distância (NEAD, tem feito a diferença na vida de muitos piauienses para promoção e expansão do ensino superior de qualidade em 120 municípios. 

O pólo Ipiranga da UAPI funciona na U. E. Monsenhor Lopes e conta com uma sala de aula equipada com Kit de Mediação tecnológica, biblioteca, além de um laboratório de informática com computadores a disposição dos estudantes.  

"Temos professores altamente capacitados e uma plataforma que proporciona contato com eles e com alunos de outros polos, com tutores sempre presentes", relatou Erisleide, que ainda comentou que "esse tempo de pandemia tem sido difícil para muitas pessoas se manterem no mercado de trabalho e comigo não seria diferente, mas com acesso aos conteúdos que eu tive, até hoje, eu consegui me manter inovando no negócio e trazendo qualidade, ciência e segurança para os meus clientes".

A soma de ações tem promovido outro quesito importante proposto pelo Governo do Piauí, que é o desenvolvimento social das cidades. "Temos promovido essa expansão, através da tecnologia, do ensino em todas suas esferas, seja educação básica ou superior. A oportunidade de formar cidadãos com cursos de graduação à distância em suas cidades se reflete diretamente no desenvolvimento social desses municípios", disse o secretário Ellen Gera.  

UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUI - UAPI

O objetivo é universalizar o Ensino Superior e promover qualidade por meio da educação à distância. A UAPI iniciou ainda em 2017 com a primeira etapa e a abertura de 60 polos. Já em 2018, a segunda etapa com mais 60 polos, totalizando 120. 

Atualmente é ofertado o curso de Administração, mas a proposta do Governo do Estado é continuar com a ampliação e, em 2021, expandir a oferta em mais 62 municípios, além de estudar a possibilidade de oferta de novos cursos com Projeto de Lei 39/2020 que cria o Programa Universidade Aberta do Piauí (UAPI). Tudo vem sendo acompanhado pela Superintendência de Ensino Superior da Seduc, que dá todo o suporte e gerencia as ações visando garantir informação e qualidade aos alunos. 

Outras Notícias

Notícias
05/07/2025

Em Domingos Mourão, Secretário Washington Bandeira recebe título de cidadão honorário e visita obras do CETI Maria Isaias de Jesus

Notícias
05/07/2025

Estudantes premiados no Seduckathon inspiram plateia no NEON 2025 com game de Matemática

Notícias
04/07/2025

Seduc realiza pagamento de bolsas a 208 estudantes medalhistas da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI)

Notícias
04/07/2025

De Buriti dos Montes, Estudante Seduc é anunciada Jovem Senadora 2025 e representará o Piauí em Brasília

Notícias
04/07/2025

Secretário Washington Bandeira apresenta boas práticas do Piauí em formação docente durante evento nacional em São Paulo

Notícias
04/07/2025

Turismo Escolar: em Oeiras, Estudantes Seduc do CETI Cônego Cardoso exploram sítios históricos da primeira capital piauiense