Graças a uma união de esforços entre a Secretaria de
Estado da Educação do Piauí (Seduc), os municípios piauienses e o Fundo das
Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Piauí conseguiu reduzir seu
percentual de estudantes com dois anos ou mais de atraso escolar nos anos
finais do Ensino Fundamental. É o que aponta um levantamento divulgado nesta
terça-feira (15) pelo UNICEF.
De acordo com os números, o atraso escolar de estudantes
dos anos finais do Ensino Fundamental no Piauí reduziu 13% entre os anos de
2016 e 2019. Essa redução é maior, inclusive, que a média nacional, que foi de
10,7%. Nos municípios piauienses certificados pelo Selo UNICEF 2020, a redução
chegou aos 16%.
O estado do Piauí também formalizou a participação no
sistema de Busca Ativa Escolar e com sua adesão foi possível o reconhecimento
de 66 municípios que implementaram a Busca Ativa, além de todas as escolas da
rede estadual. Em 74, houve capacitação com professores para a inclusão de
crianças e adolescentes com deficiência. Essas secretarias serão reconhecidas
pelo UNICEF em solenidade no próximo dia 15.
Segundo a gerente de Ensino Fundamental da Seduc, Marília
Aragão, programas como o Pnaic, Pmalfa, Mais Alfabetização, Novo Mais Educação,
Programa de Apoio a Implementação do Currículo do Piauí, Mais Aprendizagem,
Jovem Empreendedor e Tempo de Aprender contribuíram muito para a melhoria dos
índices educacionais do estado.
Os programas e projetos fortalecem e buscam atender algumas metas e
estratégias estabelecidas PNE (Plano Nacional de Educação) em especial a Meta 2
?universalizar o ensino fundamental de 9 (nove)
anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo
menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade
recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.? E
que importante a realização de parcerias entre os diversos órgãos públicos que
se relacionam com o tema em maior e menor grau. Somando-se esforços, é possível
potencializar as ações de garantia de direitos de aprendizagens dos estudantes
e fazer a busca ativa para identificar e trazer para a escola toda e qualquer
criança ou adolescente em situação de exclusão escolar.
"Destaco o trabalho realizado por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, dos Estados e dos Municípios, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de ?Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental?. Outro programa que impulsionou esse avanço foi o Mais Aprendizagem, que consiste no pilar da Formação Continuada ofertada pela Seduc com foco nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, objetivando o desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, resolução de problemas e leitura, bem como seu espírito crítico e sua criatividade", explica a gerente de Ensino Fundamental.
Em 2020, em regime de colaboração com a UNDIME a partir
da necessidade do trabalho em Home office e das aulas remotas, a formação do
Mais Aprendizagem passou a ser ofertada
para os professores de todas as áreas do conhecimento e Componentes
Curriculares, com temáticas focadas nas metodologias ativas, abordando estratégias
que proporcionem o desenvolvimento das
habilidades cognitivas e emocionais dos educandos, como também o fortalecimento da prática pedagógica do
professor para o trabalho com as aulas remotas.
Busca Ativa e Selo UNICEF
O Selo UNICEF busca estimular a implementação de
políticas públicas mais eficientes direcionadas para crianças e adolescentes e
entre as estratégias de atuação está a Busca Ativa Escolar. A medida consiste
em identificar e localizar os meninos e meninas em idade escolar que estejam
sem frequentar a sala de aula, ir até ele e adotar os procedimentos necessários
para que ele seja matriculado novamente e reinserido no ambiente de
aprendizagem.