A
Unidade Escolar Araci Lustosa, localizada em Bom Jesus, realizou no início de
dezembro as culminâncias dos projetos "Sei que a vida vale a pena" e "Vivendo
Valores", desenvolvidos remotamente durante o segundo semestre de 2020 com os
alunos do 3º ano do Ensino Médio regular e da VII Etapa da Educação de Jovens e
Adultos (EJA), respectivamente. Estudantes, professores e palestrantes
participaram de atividades que despertaram a necessidade de preservar a vida e
os valores sociais.
Os
projetos tiveram mentoria da professora de Língua Portuguesa, Edivânia Aquino,
que iniciou em abril deste ano o trabalho remoto, quando teve contato com o
poema de Ferreira Gullar "Dois e dois quatro", com a temática de valorização à
vida, trazendo o contexto que estamos vivendo, de pandemia, o aumento das
dificuldades da vida, com a arte representando a vida.
"Iniciamos
o trabalho de reflexão e interpretação, lançando de maneira remota o projeto em
setembro, em concomitância ao mês de combate ao suicídio. Realizamos atividades
criativas e participações marcantes de alunos e profissionais da comunidade,
como psicólogo e líder religioso, uma oportunidade de interação de toda a
comunidade escolar, um momento de reflexão de todos", afirma a professora.
A
aluna Daniela Barbosa, do 3º ano, relata o envolvimento de sua turma no
projeto, que emocionou a todos, deixando uma mensagem positiva.
"Foi
um projeto bonito e importante, para toda turma. Nos esforçamos e demos nosso
melhor. O projeto contribuiu para nosso aprendizado com ótimas palestras que
renovaram nosso ânimo. Aprendemos que estamos no mundo para dar o melhor a cada
dia. Todos devem se amar para amar ao próximo, pensando positivamente",
enfatiza Daniela.
Já
o projeto "Vivendo Valores", segundo a professora Edivânia, foi pensado visando
a reflexão de valores de todas as épocas que norteiam a boa convivência em
sociedade, como empatia, ética, justiça e tolerância. Assim como o projeto "Sei
que a vida vale a pena" , a culminância aconteceu no dia 04 de dezembro e
contou com atividades de conversa, leitura, interpretação de texto, dentre
outras.