Ícone buscar

1ª GRE realiza entrega de certificado do ENCCEJA

  • 14/12/2020




Jovens e adultos aprovados no Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), em 2019, estão recebendo na 1ª Gerência Regional de Educação, localizada em Parnaíba, o sonhado certificado de conclusão. A ação está sendo feita de acordo com a solicitação dos alunos.


Segundo Clédna Sandra, técnica da Educação de Jovens e Adultos da 1ª Gre, nesse primeiro momento já foram entregues 15 certificados. "Entregamos os certificados para todos que nos procuraram, agora vamos aguardar a solicitação para uma segunda demanda", afirma a técnica. 

O Encceja é uma simplificação do antigo Supletivo. O programa foi criado pelo Ministério da Educação com o objetivo de realizar a certificação de pessoas que não concluíram os Ensinos Fundamental e Ensino Médio na idade correta.

Para solicitar a emissão do certificado, os candidatos aprovados em 2019, e jurisdicionados à 1ª GRE, deverão entrar em contato através do telefone (86) 9 9529-4158 e em seguida apresentar as cópias e originais do RG e CPF, comprovante de residência e o resultado do exame impresso. 


Certificação 

Maria Santos, 25 anos, não perdeu tempo e já garantiu o seu certificado. Ela passou seis meses estudando para a prova e agora pretende prestar o Enem 2021, já com a conclusão do ensino médio em mãos. "Comecei a trabalhar muito cedo, isso atrasou bastante meus estudos. Esperei muito por esse momento, quero agora fazer para valer e passar em Direito ou Contabilidade", conta.

Encceja

O exame é composto por quatro provas, cada uma contém 30 questões de múltipla escolha. No Ensino Fundamental as áreas são: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação; Matemática; História e Geografia; e Ciências Naturais. Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.


Para obter o certificado é preciso ter uma nota acima de 100 pontos em cada matéria, precisando acertar um terço da prova, 10 acertos de 30 questões, e também ter tirado nota mínima superior a 5 na redação.

Outras Notícias

Notícias
08/08/2025

Seduc realiza pagamento de mais de 4 mil bolsas do Programa Oportunidade Jovem

Notícias
08/08/2025

Do Piauí para o Mundo: intercambistas Seduckathon 2025 embarcam para experiência educacional em Portugal

Notícias
08/08/2025

Seduc e SSP iniciam projeto que reforça cultura de paz nas escolas do Piauí

Notícias
07/08/2025

Seduckathon: Estudantes Seduc embarcam nesta sexta (8) para intercâmbio educacional em Portugal

Notícias
07/08/2025

Rumo ao RJ: Seduc lança regulamento da 3ª Jornada Estadual de Foguetes que levará 11 equipes à etapa nacional

Notícias
07/08/2025

Secretário Washington Bandeira destaca avanços na Alfabetização na Idade Certa em Seminário Nacional