Ícone buscar

Nova legislação facilitará repasse de recursos para escolas

  • 10/12/2020



O Plenário da Assembleia Legislativa votou e aprovou, em sessão realizada nesta terça-feira (8), o Projeto de Lei (PL) de autoria do Governo Estadual que dispõe sobre o Programa de Autonomia, Cooperação das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino do Piauí (Pactue) e autoriza a realização de repasses financeiros do Pactue, com caráter excepcional e suplementar, em situações de emergência ou calamidade pública.


"Parabenizo o governador Wellington Dias por seguir fortalecendo a política de valorização da gestão escolar. Parabenizo também nossos Deputados e Deputadas pelo cuidado que tiveram com a pauta. A aprovação dessa PL trará maior autonomia financeira para as escolas e dará mais celeridade a processos essenciais ao  funcionamento e  melhoria das unidades. A lei que transforma o PACTUE em política pública é mais uma vitória da educação do Piauí", comemorou o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera Moura.



Com a regulamentação do Pactue, as verbas para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas da rede estadual poderão ser repassadas de forma menos burocrática e com mais agilidade. 


"Desburocratizar o processo de repasses financeiros, garantindo agilidade, qualidade e eficiência nos gastos, possibilitando compras diretas de menor custo. Esse é o objetivo do governo com a lei do Pactue. A nossa parte, enquanto secretaria, será definir as diretrizes do Programa, além de continuar acompanhando a execução das ações e prestação de contas", frisou.


O Pactue, programa genuinamente estadual, vem se juntar ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), mantido pelo Governo Federal desde 1995, e ao Programa Nacional de Alimentação Escola (PNAE), também federal, voltado exclusivamente à aquisição de merenda escolar. "O Pactue facilitará o planejamento das escolas e permitirá melhorias em diversos níveis. As unidades poderão planejar como irão aplicar os recursos federais e estaduais, com participação de professores, pais, alunos, fortalecendo autonomia da comunidade escolar e, consequentemente, melhorando a aprendizagem dos estudantes", explicou o secretário.


O projeto de lei segue para sanção do Governador Wellington Dias e após, publicação no Diário Oficial, será implementado na rede.

Outras Notícias

Notícias
11/11/2025

Estudantes Seduc serão premiados na II Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna nesta quarta-feira (12)

Notícias
11/11/2025

Ouvidoria da Seduc-PI tem índice recorde de resolutividade em 2025 e fortalece diálogo com a população

Notícias
10/11/2025

Em Água Branca, Estudantes do CETI Monsenhor Boson criam óculos de realidade virtual com materiais recicláveis

Notícias
09/11/2025

Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc

Notícias
09/11/2025

Dia E: Estudantes são recepcionados por equipes da Seduc no primeiro dia de provas do Enem 2025

Notícias
08/11/2025

Seduc realiza Dia E neste domingo (9) com acolhimento e incentivo aos estudantes que farão o Enem