Com o objetivo de fortalecer as habilidades e competências dos alunos da rede
pública estadual de ensino, por meio de oficinas com formações destinadas aos
professores, o programa Mais Aprendizagem atingiu no final de novembro a marca
dos 60 mil acessos. As formações são transmitidas pelo Canal Educação, às
segundas-feiras, no horário das 16 horas.
Com o propósito de levar o professor a refletir sobre o novo cenário
educacional e capacitá-los para as novas formas de ensino e aprendizagem, o
programa vem realizando formações virtuais desde maio devido à pandemia de
Covid-19. Temas como Avaliação no ensino remoto; Desafios da educação
inclusiva; Trilha de aprendizagem; Vínculo professor aluno; Ensino híbrido;
Competências socioemocionais, entre outros foram abordados nesses momentos, com
uma média de seis mil acessos por tema.
Segundo a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José
Mendes Neta, por conta do momento de pandemia, o programa sofreu uma
reestilização para o formato via mediação tecnológica, diferente dos anos
anteriores em que era realizado de forma presencial.
"Foram realizadas readequações e dentro destas oficinas uma das partes
principais é a homologia de processos. Esta é uma estratégia para o professor
pensar a sala de aula e através dos feedbacks serão feitas as adequações, então
a oficina é feita para eles e com eles sobre o que eles vão utilizar no dia a
dia, seja remotamente ou presencialmente, mas é desta forma que foram pensadas
as oficinas do Mais Aprendizagem", observa a diretora.
As formações buscam, por meio da estratégia de multiplicação e homologia de
processos, replicar o trabalho referenciado de professores das regionais de
educação para os demais profissionais da rede por meio da Mediação Tecnológica.
As oficinas acontecem toda semana, via mediação tecnológica, com transmissão ao
vivo e na sequência os professores podem ter acesso a todo o material
trabalhado pelos formadores no site do Canal Educação, bem como sua
certificação.
Segundo a coordenadora das formações, Márcia Damasceno, durante as formações
são convidados professores para apresentar os projetos desenvolvidos,
explicando seus impactos na aprendizagem e orientações para a execução da
estratégia na escola.
"A presença de professores na formação é enriquecedora, pois há a
interação de professor para professor. Eles explicam a sua prática e os
impactos na aprendizagem, os desafios naquele cenário e ressaltando como ele
conseguiu transformar este cenário comum com os demais professores", relembra
a coordenadora.
Experiências exitosas são compartilhadas por meio do programa Mais Aprendizagem
O programa Mais Aprendizagem teve início em 2017, por meio do projeto Mais
Matemática, que consistia na frente formação do programa Pacto pela
Aprendizagem. No ano de 2018, a Seduc ampliou o alcance das formações com a
criação do projeto Mais Português.
A equipe de formação do Mais Aprendizagem, composta pelas formadoras: Marcella
Fontinele, Márcia Damasceno, Celene Lima, Iracema Santos e Carla Silva, orienta
os professores sobre como desenvolver as habilidades cognitivas e emocionais
durante o ensino remoto e encaminhamento de atividades a serem aplicadas junto
aos alunos.
A ação é realizada com o apoio da equipe da Nova Escola, uma instituição
nacional que atua no apoio aos processos educacionais do país. Conta também com
a parceria da UNDIME.
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