Os resultados de
testes amostrais do Saeb 2019, referentes ao 2º ano do Ensino Fundamental em
língua portuguesa e matemática, e do 9º ano em ciências humanas e da natureza,
divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),
na quarta-feira (04), apontam que 55% dos estudantes do 2º ano do Ensino
Fundamental encontram-se nos níveis 5 a 8 de proficiência em língua portuguesa,
de acordo com as escalas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Ainda quanto à
distribuição nos níveis da escala de proficiência de língua portuguesa do 2º
ano do Ensino Fundamental, a avaliação revela que a maior parte dos estudantes
(21,55%) concentra-se no nível 5 e 5,04% dos estudantes estão no nível 8 - um
indicativo do domínio da maioria das habilidades testadas. Quando se trata de
matemática, cerca de 50% dos alunos do 2º ano também se encontram entre os
níveis 5 e 8 de proficiência.
Houve um grande
avanço na qualidade da educação do Piauí. Os alunos do Ensino Fundamental
conseguiram a 2ª colocação, entre os estados do Nordeste, na avaliação de
língua portuguesa; e a 3ª colocação em matemática, entre os estados do
Nordeste.
Isso se deve à
continuidade das políticas públicas, com ações em regime de colaboração entre
Secretaria de Estado da Educação (Seduc), União Nacional dos Dirigentes
Municipais de Educação (Undime-PI) e parceiros. De acordo com Ellen Gera Moura,
secretário de Estado da Educação, "este resultado advém do planejamento
estratégico compartilhado com GREs, escolas e comunidade escolar, focando na
progressão das habilidades, rotina escolar, formações continuadas e no socioemocional".
O Mais
Aprendizagem, programa de formação continuada com foco nos componentes
curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, inclui diferentes
estratégias de aprendizagem e formações beneficiando os professores das
disciplinas. Em parceria com a Undime, o programa foi estendido à rede de 205
municípios pactuados, além da extensão à rede municipal do Sistema de Avaliação
Educacional do Piauí.
Outra ação em
andamento é o Programa Novo Mais Educação (PNME), destinado aos alunos do 3º ao
9º ano do Ensino Fundamental, que tem o foco na alfabetização, ampliação do
letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das
crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico.
Para garantir o
desenvolvimento da educação na área da alfabetização, a Seduc, em parceria com
a Undime e Universidade Federal do Piauí (UFPI), executou, de 2016 a 2019, o
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 1 PNAIC, que estabelece a
obrigatoriedade de "Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º
(terceiro) ano do Ensino Fundamental" com a adesão de 220 municípios.
Na sequência,
foi realizado o Programa Mais Alfabetização (PMALFA) 2019, que fortalece e
apoia as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes
regularmente matriculados no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental com formação
on-line para os professores.
A parceria se
amplia em relação ao deslocamento dos estudantes para as unidades com o
Programa Estadual de Transporte Escolar (Proete), em funcionamento em 120
municípios parceiros.
"O estado do
Piauí tem o que comemorar novamente na Educação. Quero parabenizar cada um que
faz parte da nossa educação e que contribuiu para esse importante desempenho
dos nossos alunos, que permitiu colocar o Piauí na 12ª colocação entre todos os
estados brasileiros", celebra o governador Wellington Dias.
Programa
Estadual de Alfabetização na Idade Certa
Pensando em
ampliar a parceria com os municípios, o Governo do Estado deve lançar ainda
este ano, o Programa Estadual de Alfabetização na Idade Certa, em regime de
colaboração com os municípios.
O programa faz
parte de uma das estratégias do PRO Educação e oferecerá assessoria técnica,
monitoramento, material de apoio e formações para gestores escolares,
coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e professores das redes
municipais e estadual que atendam crianças dos 1º e 2º anos do Ensino
Fundamental. Também avaliará os estudantes e oferecerá premiação para escolas.
"A ideia é
construir uma política pública de regime de colaboração entre Estado e
Municípios para, de maneira unificada, trabalhar a alfabetização de crianças
até o terceiro ano do Ensino Fundamental. Vamos trabalhar com o apoio da
Associação Bem Comum, da Fundação Lemann e do Instituto Natura, que têm um
histórico de sucesso em outros estados como Ceará e Pernambuco e que estão
servindo de modelo para o Piauí", detalha Ellen Gera.