A Secretaria de Estado da Educação, por meio da coordenação de Integração com Programas Sociais e Educacionais da Gerência de Inclusão e Diversidade (GID), vem desenvolvendo oficinas pedagógicas com o tema "Resiliência Emocional para trilhar os novos caminhos educacionais". A ação visa minimizar os impactos provocados pela pandemia do Covid19.
A
coordenadora de Integração com Programas Sociais e Educacionais da Gerência de
Inclusão e Diversidade (GID) da Seduc, professora Elizângela Silva Duarte,
destaca que o projeto surgiu a partir de um diálogo com a professora Marcela
Araújo de Sousa, coordenadora pedagógica da Unidade Escolar Manoel Ferreira
Barbosa de Macedo, da cidade de Inhuma-PI, e a professora Luiza Solano, gerente
da GID.
"Desde
o dia 05 de agosto de 2020, estamos viajando virtualmente até às escolas,
compartilhando muito conteúdo e muitas técnicas sobre como desenvolver
resiliência emocional. Um dos objetivos dessa oficina é preparar os educadores
para se sentirem humanos, orientando-os como poderão aprender a lidar com suas
fragilidades, desenvolvendo comportamentos que os permitam se adaptarem a
situações desafiadoras, especialmente nesse momento e também para o retorno das
atividades presencias nas escolas", relata a coordenadora.
A
resiliência propõe para os seres humanos a capacidade de se erguer dos momentos
de crise. E a resiliência emocional os capacita para lidar com as adversidades
e delas extrair muito além do "se levantar". Desenvolvendo
resiliência emocional, o ser humano se torna capaz de lidar com suas
dificuldades, superando obstáculos, adaptando-se a contextos emocionais
negativos.
Luiza
Solano enfatiza que é importante ressaltar que as oficinas pedagógicas são
instrumentos poderosos para o aperfeiçoamento e melhoria da performance pessoal
e profissional. "Por ser uma ferramenta de aprendizagem aberta e dinâmica, que
possibilita a inovação, a troca de experiências e a construção de
conhecimentos, as oficinas proporcionam um melhor desenvolvimento nos
resultados escolares, inclusive no desempenho dos profissionais da educação",
completa a gerente da GID.
Até
a data de hoje foram contempladas as escolas Unidade Escolar Manoel Ferreira
Barbosa de Macedo, Inhuma-PI (7ª GRE); CETI Lim Rebêlo, Unidade Escolar Dona
Rosaura Muniz Barreto e CEEPRU Cônego Cardoso de São Miguel do Tapuio-PI (5ª
GRE); CETI Moderna, CEEP Gercílio de Castro Macêdo, U.E Maria Ribeiro de Castro
e U.E Edith Nobre de Castro, em São Raimundo Nonato e U.E Dr Barroso, em Dirceu
Arcoverde.
"O
que mais nos interessa neste projeto é orientar os profissionais da educação da
Secretaria de Estado da Educação a desenvolverem resiliência emocional para se
tornarem capazes de fazer planos realistas e determinarem as etapas para
alcançar objetivos, com autoconfiança nos seus recursos e competências,
desenvolvendo estratégias de comunicação assertiva e focadas na resolução de
problemas, sabendo regular impulsos e emoções intensas no contexto da pandemia
da Covid-19, como também em outras situações de crise, especialmente na prática
de suas atividades como educador", finaliza a professora Elizângela Duarte.