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Seduc e Emater alinham projetos para investir em escolas

  • 05/10/2020

Com o intuito de discutir o fortalecimento da agricultura familiar, o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera Moura, esteve reunido nesta segunda-feira (05), com o diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), Francisco Guedes, além do superintendente de Gestão da Seduc, Herbert Buenos Aires; o superintendente de Educação Profissional e EJA, José Barros; e a diretora da Unidade de Educação Profissional da Seduc, Adriana Moura.


Em pauta, a reestruturação de Projeto laboratório das EFAs e escolas agrotécnicas, onde a Seduc e Emater alinharam projetos para a ampliação de investimento técnico que permitirá o desenvolvimento de atividades nas escolas, como disse o superintendente, José Barros Sobrinho.


"Tivemos reunidos para dar um novo sentido aos projetos para agrotécnicas e Efas ao definirmos a implantação de laboratórios, que é a condição para ter matrizes de animais e produções a serem implantadas nas escolas e, assim, os alunos terão melhores condições de aprendizado. Além de desenvolver a sensibilidade para estar produzindo cada vez mais, a ideia é levar para as escolas os laboratórios junto ao Sebrae e o entendimento sobre empreendedorismo para que ele saia qualificado e possa ampliar os seus horizontes melhorando sua condição de vida", ressaltou.




Atualmente, a Rede de Educação Profissional conta com 14 Centros Estaduais de Educação Profissional Rural e 16 Escolas Famílias Agrícolas com oferta dos cursos de agropecuária, zootecnia, cozinha, restaurante e bar, agroindústria e agronegócio.


A diretora da Unidade de Educação Profissional da Seduc, Adriana Moura, relata que a Seduc já possui estudo formatado para Centros de Educação Técnica e Profissional Rural ? CEEPRUs, bem como das escolas Agrotécnicas e Escolas Famílias Agrícolas (EFAs).


"Temos o Projeto Produtivo de Produção Animal e Vegetal já formatado e a ideia é, a partir do Programa PRO Educação, investir para que todas as EFAs e agrotécnicas possam desenvolver projetos produtivos. Assim serão fortalecidas as práticas pedagógicas com os cursos ofertados nas regiões", afirmou.




A Seduc e Emater, junto às escolas, definirão as prioridades para a região em módulos produtivos tendo a piscicultura como módulo base a todos os outros projetos que sejam desenvolvidos.


"A nossa proposta junto à Seduc é que a escola defina a sua prioridade para determinada região. Serão dezessete módulos e a cada realidade podemos reajustar, mas o que não muda é o módulo central de piscicultura que sustentará todo o sistema", pontuou Francisco Guedes.


Na reunião foram encaminhados os estudos para alinhamentos de projetos existentes para garantir em cada escola atendimento à educação do campo, a implantação de projetos produtivos de produção animal e vegetal para o fortalecimento das práticas pedagógicas e o incentivo ao empreendedorismo com a participação do Sebrae. 

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