As escolas do interior do Piauí conseguiram um resultado
expressivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019,
demonstrando grande avanço educacional, reflexo do investimento estrutural e
pedagógico realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI). Além do
primeiro lugar do IDEB para o Ensino Médio, conquistado pelo Centro Estadual de
Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão, localizado em Cocal dos Alves,
escolas como a Unidade Escolar Eustáquio Portela, de Santa Cruz dos Milagres, e
Unidade Escolar Aprígio Pereira Bezerra, de São Julião, obtiveram crescimento
considerável.
Um salto de 2.6 no IDEB de 2017 para 4.7 em 2019
impressiona a quem observa de perto a educação e sabe o quão difícil é promover
uma melhoria como essa na qualidade do ensino. É o caso da Unidade Escolar
Eustáquio Portela, da pequena Santa Cruz dos Milagres, polo do turismo
religioso do Piauí. A escola, que ainda não é de tempo integral, deixou a todos
da 7ª Gerência Regional de Educação (GRE), sediada em Valença do Piauí,
impressionados.
O diretor Antônio Melo revela que foi um trabalho árduo,
e em parceria com as famílias, que tirou o Eustáquio Portela do último lugar na
regional e o colocou entre as 25 melhores escolas de Ensino Médio do Piauí.
"Em 2019, realizamos uma assembleia com toda a
comunidade escolar para pactuar ações visando o crescimento, fizemos reuniões
com professores para apropriação de conhecimento com a análise da matriz de
referência do SAEB e das habilidades e descritores. Depois, desenvolvemos
oficinas pedagógicas com professores de português e matemática, avaliação diagnóstica
com alunos para aferir os conhecimentos, criamos um plano individual de
atendimento personalizado para atender o déficit de habilidade de cada aluno,
confeccionamos um material de trabalho em cima da matriz de referência. Por
fim, aplicamos simulados mensais para a devolutiva pedagógica, com reforço para
os que ainda não desenvolviam a habilidade e acolhimento dos alunos no dia da
Prova Brasil", explica o diretor da escola.
Outra escola de Ensino Médio que obteve boa evolução no
IDEB, batendo a meta de 3.8 e superando a média estadual, foi a Unidade Escolar
Aprígio Pereira Bezerra. A diretora Glória Filha cita o acompanhamento
pedagógica, o programa Se liga no SAEB e Mais Aprendizagem como ações
fundamentais para esse resultado. Em 2017, a escola não tinha se qualificado
para pontuar no IDEB.
A coordenadora pedagógica, Lídia Carvalho, observa que a
comunidade escolar está muito satisfeita. "Com esse resultado percebemos que
estamos desenvolvendo um trabalho efetivo e proveitoso, e pretendemos acelerar
esse ritmo principalmente agora com a implementação da nova política curricular
advinda com a BNCC. Buscamos cada vez mais conectar nosso ensino ao
conhecimento de mundo para que nossos alunos possam crescer com criatividade,
criticidade e atuantes de modo significativo em qualquer esfera no contexto em
que vive", diz.
Em 2019, a Seduc criou o "Se Liga no Saeb", um
programa "guarda-chuva" que norteou escolas, as Gerências Regionais e
a própria equipe da Seduc em como trabalhar, mobilizar e engajar todos os
atores que fazem parte do processo de avaliação do SAEB.
"Para os gestores escolares, o foco principal é o
aluno e o interesse é fazer com que ele aprenda e o resultado do IDEB atesta
que estão no caminho certo e que a aprendizagem está acontecendo com qualidade.
São vários os fatores que levam a esse resultado, sendo imprescindível
considerar o interesse dos alunos, a equipe pedagógica qualificada e
comprometida com a escola, além do trabalho que vem sendo desenvolvido em um
modelo de gestão democrática e participativa. Outro detalhe importante que
auxilia a chegar na meta é a parceria dos pais, apoio das Gerências Regionais e
equipe central da Seduc", relata o secretário da estado da Educação, Ellen
Gera Moura.