A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, de 21 a 23 de setembro, a Oficina sobre a Análise e Interpretação dos Dados e Resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), edição 2019. Na ocasião, ocorrerá a apresentação da Plataforma de Avaliação e Monitoramento da educação piauiense.
A
técnica da Unidade de Planejamento da Seduc, Sicília Amazonas, informa que o público-alvo
da Oficina de Apropriação de Resultados do SAEPI 2019 são técnicos e gestores
da Seduc, sendo que a mesma será realizada no formato on-line, via plataforma
Google Meet, das 9h30 às 12h30, perfazendo uma carga horária de 9 horas.
"A
formação será promovida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da
Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria
com a Seduc -PI, e será ministrada pela professora Vânia Maria Machado de
Oliveira. O principal objetivo é repassar aos técnicos e gestores da Seduc
informações necessárias à compreensão e ao tratamento adequado dos dados e
resultados do SAEPI-2019, bem como a apresentação da Plataforma de Avaliação e
Monitoramento da educação piauiense. Os participantes serão multiplicadores da
Formação", explica a diretora da Unidade de Planejamento.
Programação da Oficina de Apropriação de Resultados do
SAEPI 2019
Período: 21, 22 e
23 de setembro de 2020
Duração: 9 horas
divididas em 3 horas por dia
Horário: 09:30 às 12:30
Participantes: técnicos da
secretaria
Conteúdo
Programático
Dia
21 - 1º dia - Navegar pela PLATAFORMA DE AVALIAÇÃO E
MONITORAMENTO e do moodle de Desenvolvimento Profissional com o objetivo de
ressaltar a importância dos conteúdos ali presentes e de como podem ser
utilizados no planejamento escolar e no monitoramento da política educacional.
Apresentação dos resultados gerais da rede.
Dia
22 - 2º dia - Analisar os
resultados de uma escola da rede, (que terá sua identificação removida) para
orientar na apropriação dos resultados seguindo um roteiro, e definição de
estratégias pedagógicas de intervenção, bem como plano de monitoramento.
Dia
23 - 3º dia - Orientação de
análise e acompanhamento dos resultados de regionais e da secretaria, seguindo
roteiros específicos.
Objetivos
·
A
importância do uso de evidências na educação
·
Apresentação
dos resultados
·
Apropriação
e uso dos resultados
·
Plano
de ação: ler, interpretar e compreender os resultados da avaliação;
·
Utilização
dos resultados da avaliação no contexto de trabalho para orientar o
planejamento das ações.
Conceitos
fundamentais para o entendimento da avaliação
·
Avaliação
externa x interna
·
Aprendizagem
x Desempenho
·
Proficiência
·
Habilidade
x Competência
·
Matriz
de referência
·
Itens
·
TRI
e TCT
·
Escala
de proficiência
·
Padrões
e níveis de desempenho
·
Resultados
- Metodologia/ Sub escala
ANÁLISE
DOS RESULTADOS
1.
Roteiro
para gestores analisarem os resultados da escola
2.
Roteiro para regionais analisarem os
resultados das escolas de sua região
3.
Ideias para acompanhamento dos
técnicos da secretaria