Ícone buscar

SAEPI: Seduc realiza Oficina de Apropriação de Resultados

  • 16/09/2020

 

  

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, de 21 a 23 de setembro, a Oficina sobre a Análise e Interpretação dos Dados e Resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), edição 2019. Na ocasião, ocorrerá a apresentação da Plataforma de Avaliação e Monitoramento da educação piauiense.

 

A técnica da Unidade de Planejamento da Seduc, Sicília Amazonas, informa que o público-alvo da Oficina de Apropriação de Resultados do SAEPI 2019 são técnicos e gestores da Seduc, sendo que a mesma será realizada no formato on-line, via plataforma Google Meet, das 9h30 às 12h30, perfazendo uma carga horária de 9 horas.

 

"A formação será promovida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Seduc -PI, e será ministrada pela professora Vânia Maria Machado de Oliveira. O principal objetivo é repassar aos técnicos e gestores da Seduc informações necessárias à compreensão e ao tratamento adequado dos dados e resultados do SAEPI-2019, bem como a apresentação da Plataforma de Avaliação e Monitoramento da educação piauiense. Os participantes serão multiplicadores da Formação", explica a diretora da Unidade de Planejamento. 


 

Programação da Oficina de Apropriação de Resultados do SAEPI 2019

 

Período:  21, 22 e 23 de setembro de 2020

Duração: 9 horas divididas em 3 horas por dia

Horário: 09:30 às 12:30

Participantes: técnicos da secretaria

 

Conteúdo Programático

 

Dia 21 - 1º dia - Navegar pela PLATAFORMA DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO e do moodle de Desenvolvimento Profissional com o objetivo de ressaltar a importância dos conteúdos ali presentes e de como podem ser utilizados no planejamento escolar e no monitoramento da política educacional.

Apresentação dos resultados gerais da rede.

Dia 22 - 2º dia - Analisar os resultados de uma escola da rede, (que terá sua identificação removida) para orientar na apropriação dos resultados seguindo um roteiro, e definição de estratégias pedagógicas de intervenção, bem como plano de monitoramento.

Dia 23 - 3º dia - Orientação de análise e acompanhamento dos resultados de regionais e da secretaria, seguindo roteiros específicos.

 

Objetivos

·         A importância do uso de evidências na educação

·         Apresentação dos resultados

·         Apropriação e uso dos resultados

·         Plano de ação: ler, interpretar e compreender os resultados da avaliação;

·         Utilização dos resultados da avaliação no contexto de trabalho para orientar o planejamento das ações.

 

Conceitos fundamentais para o entendimento da avaliação

·         Avaliação externa x interna

·         Aprendizagem x Desempenho

·         Proficiência

·         Habilidade x Competência

·         Matriz de referência

·         Itens

·         TRI e TCT

·         Escala de proficiência

·         Padrões e níveis de desempenho

·         Resultados - Metodologia/ Sub escala

 

ANÁLISE DOS RESULTADOS

1.      Roteiro para gestores analisarem os resultados da escola

2.      Roteiro para regionais analisarem os resultados das escolas de sua região

3.      Ideias para acompanhamento dos técnicos da secretaria

 

 

 

 

Outras Notícias

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Luiz do Brownie inspira jovens da rede pública a empreender com coragem e inovação

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Tanci Simões explora o impacto da IA e as habilidades socioemocionais

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Estudantes Seduc apresentam projeto de telescópio produzido durante aulas de robótica

Notícias
24/06/2025

Guilherme Silveira abre ciclo de palestras do Seduckathon com chamada à ação: “O estudante pode ser criador, não só consumidor de tecnologia”

Notícias
24/06/2025

“Estamos conectando o Piauí ao futuro”, diz Secretário Washington Bandeira na abertura emocionante e tecnológica do Seduckathon 2025

Notícias
23/06/2025

Seduckathon 2025: Piauí transforma escolas públicas em polos de inovação e tecnologia