Ícone buscar

Escola incentiva alunos a redescobrirem bairros na pandemia

  • 04/09/2020

Em razão da mudança na vida das pessoas e impacto na rotina escolar provocada pelo novo coronavírus, a equipe pedagógica da Unidade Escolar Petrônio Portella, localizada no município de Campo Maior-PI, idealizou um projeto interdisciplinar ?Conhecendo o seu bairro em tempos de pandemia?, para engajar a participação e protagonismo dos alunos.

No projeto, os alunos da quinta à sétima etapa da Educação de Jovens e Adultos, buscaram informações para entender como se comportavam os frequentadores dos diversos locais mais frequentados pela comunidade, antes e durante a pandemia, como disse o professor Gilberto Chaves.

"O projeto fornece aos alunos da modalidade EJA um olhar para o seu bairro, a visualizar a importância de um lugar pela comunidade e a partir dai o aluno passou a conhecer a realidade do seu próprio local. Eles realizaram questionários junto aos frequentadores dos setores como a igreja, o mercado do produtor rural, a Praça da Bandeira e o campo de futebol, no lazer, e nestes lugares perceberem quais os cuidados adotados em relação a prevenção da Covid-19 para depois produzirem o texto do vídeo", detalhou.

Os professores orientadores realizaram reuniões com os alunos, foram montados questionários em relação a comunidade e assim conseguirem montar a produção textual. A fase seguinte foi a captura de imagens e inserção dos áudios narrados pelos alunos.

"Ao final da atividade percebemos os alunos mais motivados e engajados a conhecer a comunidade e criou um sentimento de pertencimento. Eles ficaram maravilhados com o resultado do trabalho deles e tivemos ainda como saldo positivo o maior interesse no grupo das turmas e o retorno das atividades", ressaltou Gilberto.

As gravações com as imagens aconteceram nos bairros Matadouro e Cariri, onde a maioria dos estudantes residem.

O resultado pode ser conferido abaixo neste vídeo AQUI.

Segundo a coordenadora pedagógica, Rosiana Ibiapina, a escola tem intensificado a formação continuada na própria sede via meios digitais, com auxílio da formação Chão da Escola, oferecido pela Seduc, e incentivando os professores a trabalharem as temáticas das realidades locais com o apoio da Gerência Regional de Educação.

Ela explica que o projeto faz parte do plano pedagógico que busca combater a evasão escolar e promover a permanência dos alunos.

"Este é o resultado do trabalho da coordenação pedagógica junto com os professores, na tentativa de resgatar o aluno, fazer esta virada metodológica, trabalhar com metodologia ativa, pedagogia de projeto, colocar o aluno como protagonista do desenvolvimento da vida dele. Temos conseguido resgatar o pertencimento dos nossos alunos junto à comunidade escolar e despertar que ele seja a diferença naquele espaço", afirmou.

Outras Notícias

Notícias
05/05/2025

Seduc anuncia resultado da seleção para Bolsistas do Programa de Alfabetização na Idade Certa

Notícias
05/05/2025

Pré-Enem mais Pré-Saeb Seduc reforça preparação com aulas ao vivo no YouTube

Notícias
04/05/2025

Governo do Piauí concede reajuste salarial e promoções aos Profissionais da Educação

Notícias
03/05/2025

Caravana Acelera Seduc: Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam equipamentos e anunciam reformas em escolas do Meio-Norte piauiense

Notícias
02/05/2025

Educação pública do Piauí vira referência com salto digital e uso de inteligência artificial

Notícias
02/05/2025

Sessão de cinema vira aula criativa e prepara alunos para o Saeb em Escola de Tempo Integral no interior do Piauí