A Unidade de Ensino e Aprendizagem e Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental realizaram uma roda de conversa, nesta sexta-feira (04), para alinhar e orientar sobre as estratégias e diretrizes da rede quanto ao início das atividades junto aos alunos cenetistas remanejados para escolas da rede estadual. O encontro contou com os professores lotados, gestores e coordenadores das escolas, representantes de Gerências Regionais de Educação (GRE).
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) incorporou os estudantes à rede estadual após o fechamento da Unidade Escolar Cenecista Popular de Teresina e do Colégio Cenecista Deputado Átila Lira, ambos vinculados à Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (Cnec), por causa do encerramento das atividades das unidades em Teresina, devido a pandemia do Coronavírus.
Com o início das aulas destes estudantes marcadas para o dia 09 de setembro, a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Maria Jose Mendes Neta, destacou que acolher esses alunos ultrapassa processos cognitivos e deve ser trabalhado junto aos professores.
"Sabemos que as emoções têm papel fundamental no processo ensino-aprendizagem, bem como as relações professor-aluno, pois essas interações podem contribuir para o sucesso ou fracasso escolar. A afetividade é um conjunto de fenômenos experimentados e vivenciados na forma de emoções, sentimentos e paixões. Será sempre essencial que o professor estabeleça um vínculo afetivo com os alunos, uma vez que aprendemos a partir de nossas atitudes, habilidades e competências e em como as usamos para a solução de problemas", pontuou.
Foram integrados à rede, 346 alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, para a Unidade Escolar Gabriel Ferreira, remanejados da Unidade Escolar Cenecista Popular de Teresina, e 329 alunos, também do Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, foram para o Caic do Renascença, remanejados do Colégio Cenecista Deputado Átila Lira.
A gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Marilia Aragão, afirmou que o planejamento discutido visou ao retorno das aulas remotas e garantir a continuidade dos estudos para os estudantes.
"Foi excelente esse momento de socialização de experiências e replanejamento para o retorno das aulas. Definimos ações de acolhida com os estudantes, retomada dos objetivos de aprendizagem, habilidades e objetos de conhecimento anteriores e propusemos os novos conhecimentos do ano em curso", disse.
O Secretário Ellen Gera reforçou os empenhos da Seduc para a plena reintegração dos estudantes sem ocasionar prejuízos aos seus estudos. Foi realizada a contratação de 35 novos professores e a incorporação de dois prédios anexos, bem como a inclusão dos alunos no Censo Escolar.
"Estamos fazendo um trabalho para que esses estudantes não percam o ano, não percam a continuidade dos seus estudos. Estamos absorvendo esses alunos, que eram da rede CNEC, permitindo que essa comunidade estudantil não fique sem escola. Estamos, inclusive, recebendo os 2 prédios do CNEC para que não tenha a quebra de identidade desse estudante com a escola que ele vinha frequentando. Foi uma decisão nossa, junto com o Governo do Estado e essa já é uma matrícula que recebemos agora no mês de julho", contou Ellen Gera.