Desde junho de 2019, a equipe do Programa de Apoio à
Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) trabalha diariamente
na (re)construção do currículo do Piauí para a etapa do Ensino Médio, um
divisor de águas na Educação do Estado. Mesmo ocorrendo por meio virtual, por
causa da pandemia do novo coronavírus, a construção do currículo avança a
passos largos e deve estar pronto para consulta pública em breve.
Para que o Novo Ensino Médio seja implantado nas escolas,
é necessária a reconstrução do currículo existente, com vistas a atender às
escolhas dos estudantes. Assim, o Novo Ensino Médio permite que os estudantes
cumpram uma carga horária de 1.800 horas, correspondente à Formação Geral
(comum a todos) e uma parte flexível de 1.200 horas, correspondente aos
itinerários formativos. Essa parte flexível é de escolha dos estudantes,
conforme a oferta de sua rede.
O Ministério da Educação criou um programa específico
para cuidar dessa escrita, o ProBNCC. Com isso, cada secretaria constitui uma
equipe, conforme orientações do programa. A equipe é composta por coordenador
estadual, coordenador de etapa, coordenadores de área (um por área de
conhecimento), redatores (18 ao todo) e articuladores (dois para os itinerários
e um do Conselho Estadual de Educação).
A coordenadora de Etapa ProBNCC do Ensino Médio da
Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), Elenice Nery, revela que a
equipe está em fase final de escrita e que o processo de leitura crítica da
Formação Geral Básica e das trilhas de aprendizagem já iniciou com os
pareceristas locais.
"Na próxima semana, o material será enviado ao Instituto
Reúna, que lançará um olhar externo sobre nossa proposta. A partir desses
olhares, a equipe fará a sistematização das contribuições e os ajustes
necessários. Ambas as leituras têm previsão de término no final da 1ª quinzena
de setembro. Até lá, o foco da equipe é estudo e escrita de Projeto de vida,
eletivas e o Itinerário de Educação Profissional e Técnica. Estamos muito
felizes com esse avanço e adiantamos que, brevemente, teremos a primeira versão
do currículo pronta para consulta pública", enfatiza a coordenadora.
O papel dos pareceristas locais é fundamental para esse
processo. Essa equipe é composta por redatores do currículo da etapa anterior,
professores de IES (UFPI e Uespi), representantes de escolas públicas e
privadas e acadêmicos da Academia Piauiense de Letras. O trabalho dos
pareceristas iniciou dia 19 de agosto e a primeira entrega está prevista para
04 de setembro.
"Criamos um guia de orientação para a leitura e fizemos
um encontro virtual para explicar todo o processo e passar os encaminhamentos
aos pareceristas. Esse 20 notáveis da educação serão responsáveis por analisar
se o currículo atende ao proposto pelas definições nacionais, tanto do MEC
quanto do Consed, e se o texto cumpre com o caráter de garantia de uma educação
integral", finaliza Elenice Nery.