Ícone buscar

Canal Educação disponibiliza transcrição em Libras

  • 27/08/2020



Os estudantes, professores e todos que compõem a Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí podem ter acesso às novas ferramentas da plataforma do Canal Educação. O site agora possui transcrição em libras, planos de curso, repositório de experiências e podcast. 

Ao acessar www.canaleducacao.tv é possível notar uma imagem no canto esquerdo. Essa é a inteligência artificial responsável por fazer a transcrição em Libras, ou seja, Língua Brasileira de Sinais, legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. Para se comunicar em Libras, não basta apenas conhecer sinais, é necessário também conhecer a gramática para combinar as frases. 



Devido à importância da linguagem, e para levar maior acessibilidade aqueles que buscam por informações na plataforma, a ferramenta fica estrategicamente disponível e também oferece a opção de áudio. Basta selecionar qualquer texto. Em poucos segundos, ela vai reproduzir o conteúdo em libras.

Os Planos de Curso das aulas transmitidas pelo Canal Educação também passam a ficar disponíveis na plataforma. Para acessar, basta clicar em materiais pedagógicos, escolher a turma, depois a série. Em seguida, faça o download.



Outra novidade é o Repositório de Experiência, uma aba destinada às Gerências Regionais de Ensino (GREs). Os gerentes podem publicar as experiências das escolas, como também baixar as ações de outras unidades de ensino, proporcionando uma comunidade de interações. ?Cada GRE terá sua própria pasta para visualizar e baixar as experiências de projetos e ações das escolas da rede?, explica a diretora do Canal Educação, Viviane Carvalhedo. A ferramenta fica em "Sistemas?.



PODCAST CANAL EDUCAÇÃO




No Brasil, a ascensão dos podscast já é uma realidade. Em 2019, o consumo no país cresceu 21%, de acordo com dados do serviço de streaming Spotify. Além disso, no mesmo ano, o Brasil assumiu o segundo lugar no ranking de consumo de podcasts, segundo pesquisa do Podcast Stats Soundbites, ficando atrás apenas dos EUA.


No podcast é possível ouvir um áudio por meio dos aplicativos, proporcionando maior facilidade, sendo possível ouvir no modo offline.


Pensando nisso, a Seduc, por meio do Canal Educação, criou o Podcast Canal Educação, com conteúdo de estudo exclusivo, começando pelas habilidades do ENEM. ?Já iniciamos com 18 podcasts disponíveis nas plataformas digitais. E começamos com as habilidades essenciais do Enem. Nas próximas semanas sairão conteúdos das outras modalidades?, afirma Viviane.


O podcast está disponível no Spotify, Deezer e iTunes.


Outras Notícias

Notícias
08/08/2025

Seduc realiza pagamento de mais de 4 mil bolsas do Programa Oportunidade Jovem

Notícias
08/08/2025

Do Piauí para o Mundo: intercambistas Seduckathon 2025 embarcam para experiência educacional em Portugal

Notícias
08/08/2025

Seduc e SSP iniciam projeto que reforça cultura de paz nas escolas do Piauí

Notícias
07/08/2025

Seduckathon: Estudantes Seduc embarcam nesta sexta (8) para intercâmbio educacional em Portugal

Notícias
07/08/2025

Rumo ao RJ: Seduc lança regulamento da 3ª Jornada Estadual de Foguetes que levará 11 equipes à etapa nacional

Notícias
07/08/2025

Secretário Washington Bandeira destaca avanços na Alfabetização na Idade Certa em Seminário Nacional