Com o tema "Desafio de estudar na Pandemia", a Secretaria
de Estado da Educação, em parceria com o Instituto Unibanco, realizou nesta
quarta- feira (12) o Webinário: Gestão da Educação Pública em Tempos de Crise. A
edição trouxe depoimentos de estudantes de redes públicas do Brasil sobre as
dificuldades encontradas no regime de aulas não-presenciais.
Organizado por meio da Comissão Estadual de Enfretamento
à situação de Violência Escolar, em parceria com o Instituto Unibanco, a
programação contou com debates de assuntos importantes. Na oportunidade,
aconteceu uma conversa com jovens dos
seis estados parceiros do programa Jovem de Futuro, dentre eles, Matheus
Bezerra Silva, estudante do Ceará; Emily Araujo da Silva, estudante do Espírito
Santo; Eva Cristina Bragança de Abreu, estudante de Goiás; Gabriel Vigilaeo de
Freitas, estudante de Minas Gerais; Johab Fidélix, estudante do Rio Grande do
Norte e a jovem Andréia da Costa Ferreira, do Centro Estadual de Tempo Integral
Didácio Silva, representando o Piauí.
Andréia reside na zona Rural de Teresina, a 50 Km de sua escola
onde cursa o 3º ano do Ensino Médio. Já acostumada a enfrentar grandes
dificuldades, durante a pandemia a maior delas foi a falta de acesso à
internet.
"Está sendo um grande desafio prosseguir nos estudos, a maior
dificuldade que enfrentei foi o acesso à internet. Comecei com um acesso
emprestado e só depois conseguimos adquirir internet e hoje acesso da minha
casa. Outra dificuldade foi termos dois estudantes em casa e apenas um aparelho
eletrônico e a minha aula ainda sendo em tempo integral. Mesmo assim, nunca pensei
em desistir, de maneira nenhuma, sempre pensei que daria certo. Temos um grupo
de alunos de sala e alguns colegas queriam desistir e um sempre apoia o outro,
motivando, fazendo grupos de estudo e usando tecnologias para facilitar", observou
a estudante.
O evento on-line contou com a medição da Me Maria Júlia
Azevedo, do Instituto de Educação, e Gabriel Medina, gestor de implementação do
Instituto Unibanco.
O evento faz parte do Ciclo de Webinários: Gestão da
Educação Pública em Tempos de Crise que tem acontecido desde o dia 29 de julho,
uma série de seis encontros que busca contribuir para a ampliação de
repertórios sobre gestão em educação no contexto da COVID-19, além do debate de
temas transversais, como o enfrentamento às desigualdades étnico-raciais.