A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da
Unidade de Ensino Aprendizagem (UNEA) e a Unidade Técnica do Chão da Escola
(UTECE), realizou nesta sexta-feira (07) a formação intitulada "Gestão das
Emoções e Desafios Docentes em Tempos de Pandemia". O momento foi
transmitido pelo canal Formação no Chão da Escola no YouTube.
A diretora da UTECE na Secretaria de Estado da Educação
(Seduc), Gildete Milú, afirma que a situação atual está exigindo dos
profissionais da educação competências que muitos nunca tiveram a oportunidade
de desenvolver.
"A Vivescer é uma iniciativa do Instituto Península
que oferece cuidado ao professor, sobretudo da escola pública, com foco na
formação integral. Uma plataforma 100% online e gratuita que foi feita por
professores para professores. Além dos quatro percursos formativos, na
Vivescer, você encontrará também uma comunidade, formada por professores, para
suporte e troca de experiências e boas práticas", revela a diretora.
A live teve a participação do professor João Paulo Almeida,
da Equipe Vivescer, do superintendente de Educação Básica da Seduc, Carlos
Alberto Pereira e mediação de Laura Torres, da UTECE/Seduc.
"Para nós, repensar a escola passa por uma educação
integral, que não olhe apenas para dimensão cognitiva de estudantes e
professores, mas que desenvolva em todas as suas dimensões e seja um projeto
coletivo, construído por toda comunidade escolar. A BNCC traz esse desenfio
quando ela adota a formação integral como um conteúdo que passar por toda a
base, se materializando nas 10 competências da base. Transformar em conteúdo empatia,
autocuidado, colaboração, autoconhecimento, cidadania para em ultima instancia
nos relacionarmos melhor com o próximo e conosco", relatou o professor João
Paulo Almeida.
De março e abril o Instituto Península ouviu 7.700
professores de todo o Brasil e detectou que os professores estão com medo de
ser contaminado, ansiosos e queriam apoio técnico e emocional. Os anseios detectados
na pesquisa foram levantados na live.
Clique aqui e veja a formação