Após o recesso, as aulas da rede estadual de ensino retornarão no próximo dia 05 de agosto de forma remota, onde os alunos terão aulas online e receberão material impresso no caso de não terem acesso as plataformas digitais.
Os gestores,diretores, professores e equipe escolar como um todo receberão orientações para o replanejamento pedagógico para o retorno das aulas remotas. Nos dias 03 e 04 de agosto, a Secretaria de Estado da Educação, por meio das Unidades de Ensino fará uma atividade online com esse público, visando avaliar o trabalho desenvolvido nesse primeiro momento e dando suporte para o planejamento do ensino de forma remota.
Para a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes, este é um momento ímpar para rever toda a trajetória pedagógica vivenciada no ano de 2020 até o presente momento,e intensificar os projetos e as ações que agregaram valor ao percurso escolar. Na oportunidade serão apresentados o retorno do Mais Aprendizagem e das formações do Chão da Escola.
" Assim, teremos a oportunidade de replanejar todas às atividades escolares com o olhar direcionado para os resultados de ensino aprendizagem do corpo docente e discente, obtidos em todos os componentes curriculares e, em especial, Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo de melhoria no o desempenho escolar. É Momento de olhar para nosso trabalho realizado até julho de 2020 e replanejar nossas ações em curso do ano corrente", disse a diretora.
O secretário de educação, Ellen Gera ressalta a importância de analisar os dados dos indicadores de resultados e aprendizagem, olhando para o plano de ação da escola, da regional e da SEDUC para que se possa corrigir rotas e caminhar de forma adequada, alinhados com o que foi planejado.
"A educação em nosso Estado deve cumprir seu propósito, sem deixar esquecido o desenvolvimento da capacidade cogniva, analítica e socioemocional dos alunos jovens e a consciência de que isso só é possível por um sistema educacional eficiente, no qual a inclusão não depende apenas da inserção coletiva, mas também do comprometimento sério de cada um de nós enquanto dirigentes, professores, responsáveis pela educação nas escolas e fora dos muros escolares. Somos testemunhas de todos os avanços conquistados com trabalho e discernimento, e isto demonstra que estamos no rumo certo, mas sabemos que ainda há muito a conquistar. Dialogar sobre as dúvidas e refletir sobre os cenários das escolas no momento atual, são imprescindíveis", concluiu o secretário.
Confira a programação:
Dia 03.08
8h-Acolhida e frequência.
8h10min- Abertura- Secretário de Estado-Ellen Gera
8h30min- Superintendentes e Diretores
8h 50min-10h20min - Bate Papo ? Aspectos Motivacionais e Socioemocionais
Público Alvo: (Gestores, coordenadores e professores)
Palestrantes: Alberto, Ramon e Yloma
10h20min-10h30min- Intervalo
10h30min-11h20min-Orientações
para o replanejamento pedagógico e calendário
Público Alvo: Trio gestor das GREs e dupla gestora Escolas.
Palestrante: Profa Maria José Mendes e Ana Rejane.
11h20min -12h - Avaliação no contexto das aulas remotas.
Público Alvo: Gestores das GREs e Escolas.
Palestrante: Cosme Carvalho.
12h-14h - Intervalo
14h-14h30min- UEMTEC - Unidade de Mediação Tecnológica (Canal Educação)
14h30min-15h30min- Gerência de Ensino Médio, Gerência de Ensino
Fundamental e Tempo Integral.
Palestrantes: Regina, Creusa, Marília, Edmilson, Alberto e Ramon
15h30min- 16h-Educação Profissional
16h-16h30min- A Educação de Jovens e Adultos e os novos desafios.
Público Alvo: Gestores das GREs e Escolas
16:00h - Formação do Mais Aprendizagem
Tema: Planejamento com foco no desenvolvimento de habilidades
Público alvo: Coordenadores Pedagógicos e Professores
Palestrantes: Formadores do Mais Aprendizagem
Dia 04.08
16:00h - Formação pelo
Canal Chão da escola
Tema: O HTPC NO PERÍODO DE ENSINO REMOTO.
Público alvo: Coordenadores Pedagógicos e Professores
Palestrantes: Formadores da UTECE