Ícone buscar

SEDUC investe na qualificação dos profissionais da educação

  • 04/04/2013




Para garantir meios de aperfeiçoamento para os profissionais da educação, a Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), aposta em cursos de pós graduação que vão desde especialização até doutorado.

Segundo a gerente da gerencia de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, Ana Maria Almeida, os benefícios são concedidos sob duas políticas: a primeira diz respeito à concessão de afastamento para os professores que vão cursar mestrado, doutorado e pós- doutorado.

A outra política promovida pela Seduc é a concessão de bolsas de estudo integral para cursos de especialização cursados em instituições públicas de ensino superior, sediadas no Estado do Piauí.

O processo de seleção é realizado pela Gerência de Formação e Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação (Gefape) e pela Unidade de Gestão de Pessoas (UGP). Duas vezes por ano, no primeiro e segundo semestres, sendo concedidos, entre afastamentos e concessões, 200 concessões. Sendo normalmente 100 concessões de afastamento e 100 bolsas de estudo para curso de especialização.

Vale ressaltar que a concessão dos afastamentos ou bolsas de estudo não prejudica os vencimentos dos professores e, no caso das bolsas de estudo, a Seduc paga o curso integralmente. As liberações seguem a seguinte regra em relação ao tempo do afastamento ou da bolsa: 3 anos para doutorado, 2 para mestrado. Os prazos podem ser prorrogados.

Esse incentivo é apenas mais um dos muitos encampados pela Secretaria de Educação em favor da formação e aperfeiçoamento dos profissionais da área. Para Ana Maria, quanto mais capacitado o profissional, melhor será a qualidade de ensino que será ofertada aos alunos da rede pública estadual.

Exemplo de que a educação do estado vem investindo nos profissionais da educação, aconteceu no dia 27 de março, no auditório do Núcleo de Pós -Graduação da Universidade Federal do Piauí a defesa de mestrado, intitulada: Avaliação da resistência genética de feijão fava da discente Eliana de Freitas Pessoa.

Para a professora, Eliana de Freitas, a Secretaria da Educação esta no caminho certo,  "Incentivar a busca pelo conhecimento é o primeiro passo para uma educação de qualidade", afirma.

Outras Notícias

Notícias
03/09/2025

Seduckathon 2025: Estudantes e professores da rede estadual embarcam para formação tecnológica na Coreia do Sul

Notícias
03/09/2025

Estudantes de Paulistana e Fronteiras participam de Revisão Pré-Enem Seduc e Pré-Saeb 2025

Notícias
03/09/2025

Piauí Saúde Digital na Escola ultrapassa 1,5 mil atendimentos e amplia acesso à saúde para estudantes em todo o estado

Notícias
03/09/2025

Seduc garante transporte aéreo para mais de 200 atletas piauienses em competições nacionais

Notícias
03/09/2025

Estudantes Seduc vão celebrar a Independência do Brasil com desfile cívico no Grande Dirceu nesta sexta (05)

Notícias
02/09/2025

Turismo Escolar leva estudantes do CETI Mário Martins, de Picos, a uma imersão histórica em Castelo do Piauí