Mais
uma boa ideia surge de alunos da rede estadual de ensino para a interação
durante as aulas remotas no período da pandemia. Estudantes do Centro Estadual
de Educação em Tempo Integral (CETI) Didácio Silva criaram uma animação para
apresentação de seminário de matemática, surpreendendo professor e gestão
escolar.
O
professor de Matemática, Jackson Macêdo dos Santos, observou a princípio que os
alunos não se sentiam muito motivados a participarem das aulas remotas. Então,
pensou que eles se motivariam mais participando do processo de ensino por meio
de um seminário, onde cada grupo iria apresentar o conteúdo utilizando
ferramentas digitais, de acordo com a nova BNCC (Base Nacional Curricular
Comum) do Ensino Médio, na competência 5.
"O
resultado foi positivo, os alunos abraçaram a proposta e se empenharam, se
dedicaram na realização do trabalho. Além de ter conseguido despertar novos
talentos e habilidades dos mesmos. Eles dominam essas ferramentas tecnológicas
com muita propriedade. Portanto, como professor e orientador do trabalho fiquei
muito feliz e satisfeito", relata Jackson Macêdo.
Pedro
Henrique, estudante do 2º ano do Ensino Médio, participou da atividade de
maneira inovadora criando uma animação com personagens e homenagem a seu
professor.
"Quando
o meu grupo separou o assunto eu acabei tendo uma ideia, que não só ia nos
ajudar muito, mas também deixaria o seminário mais interessante e divertido.
Acabei por criar uma animação com a autorização do professor Jackson. A animação
teve o intuito de ser uma mistura de aula boa com comédia e, como uma forma de
agradecimento pelo apoio do meu professor, criei um personagem pra ele
participar na finalização da animação. Também agradeço à minha amiga Kaylane
por me ajudar a desenvolver a animação em forma de seminário", comenta o aluno.